23/07/2012

Fiat acelera e contrata mais 600 pessoas

A recuperação do mercado de automóveis no último mês fez a Fiat colocar o pé no acelerador. A montadora, líder de vendas no Brasil, vai contratar mais 600 pessoas para a sua fábrica em Betim (MG). O presidente da companhia, Cledorvino Belini, disse que os novos funcionários vão trabalhar nas áreas de prensa, funilaria e pintura.

“Essa medida é necessária para darmos conta de atender a demanda. Há modelos que têm fila de espera de 30 a 60 dias”, disse o executivo.
Hoje a Fiat emprega 18,5 mil funcionários em Betim e fabrica 3,25 mil carros por dia. Essa unidade é a maior da montadora italiana no mundo e trabalha com três turnos de produção em algumas áreas para dar conta da demanda crescente no Brasil.

O presidente do sindicato dos metalúrgicos de Belo Horizonte e região, João Alves, informou que o plano da Fiat era colocar mais um turno de trabalho na área da montagem final, que hoje opera em dois intervalos de produção. Com isso seria necessária a contratação de mais 1,5 mil pessoas.
“A produção não atende a demanda da Fiat. Hoje, ela vende cerca de 3,4 mil carros por dia e fabrica 3,25 mil veículos. O estoque formado durante a baixa do mercado já está acabando”, disse Alves.
Cledorvino Belini - Presidente da Fiat no Brasil
 “Estamos na fase de discussão da construção para a fábrica em Pernambuco. A obra não está atrasada”, disse o presidente da Fiat. A montadora vai investir R$ 3,5 bilhões em Goiana (PE).

Segundo Belini, a unidade entra em operação no segundo semestre de 2014. “Mas, antes da produção propriamente dita, temos que fazer os testes da linha. Por isso, a fábrica ficará pronta no início de 2014”, afirmou o executivo. A obra deve durar cerca de um ano e meio.

A unidade de Goiana vai ser responsável pela produção de um veículo compacto que, segundo Belini, ainda não está definido. Entretanto, a montadora já acertou com a Magneti Marelli para ser um dos seus fornecedores. Eles vão ser os fabricantes dos faróis do novo carro.

“No parque, ao redor da fábrica, terão cerca de 15 empresas. Agora estamos negociando com elas para a implantação de uma unidade produtiva. O processo está dentro do cronograma”.
Além das autopeças que vão se instalar dentro da fábrica da Fiat, a montadora poderá atrair para a região cerca de 30 fornecedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário