21/01/2013

Quantidade de Etanol na Gasolina Subirá Para 25%, Diz ANP


O percentual de etanol na gasolina passará de 20% para 25%, possivelmente no mês de abril, disse a diretora-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Magda Chambriard, nesta quinta-feira (17).
De acordo com Chambriard, o aumento deverá ocorrer após o fim da safra da cana-de-açúcar, que ocorre em março. Assim, as usinas terão oferta de etanol a partir de abril. "Temos que confirmar a safra, mas estamos achando que sim."
Após a declaração da diretora-geral da ANP, o secretário de produção e agroenergia do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, confirmou que a produção de etanol será suficiente para atender a demanda.
"A safra está andando bem e o clima está ajudando. Em fevereiro ou março o governo vai analisar a produção e decidir se o aumento será antecipado para abril ou se ficará para junho", disse.
O aumento na mistura é planejado pelo governo para aliviar o impacto na inflação de um eventual reajuste no preço da gasolina.
O governo diminuiu de 25% para 20% a mistura de etanol na gasolina em outubro de 2011 devido a uma quebra da safra de cana-de-açúcar pelo tempo adverso no Centro-Sul e por investimentos insuficientes nos canaviais.

IMPORTAÇÃO

As importações de gasolina dispararam no ano passado, somando 3,78 bilhões de litros --um volume 70% superior ao de 2011.
Essas compras externas fizeram o país gastar US$ 2,91 bilhões com esse combustível. No ano anterior, o gasto havia sido de US$ 1,6 bilhão.
A Petrobras defende o aumento da mistura com o objetivo de reduzir a necessidade de importação de gasolina, que onera o caixa da companhia.

CALCULADORA

Para saber com qual combustível vale a pena abastecer, basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7. Se o valor for superior ao do etanol, é hora de optar pelo álcool.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário