12/07/2013

Saiba mais sobre financiamento pelo Procaminhoneiro

O BNDES emprestou um valor recorde para compra de caminhões e equipamentos agrícolas de janeiro a abril deste ano. Contudo, segundo reportagem da revista O Carreteiro (Junho/13), as opções de financiamento para a compra ou troca de caminhão ainda são vistas com desconfiança por grande parte dos caminhoneiros autônomos. A quantidade de exigência e garantias solicitadas pelos agentes financeiros, além das incertezas relacionadas com a legislação trabalhista, a famosa Lei do Motorista que restringe o horário de trabalho, são apontadas como as principais razões desta desconfiança.
A reportagem conversou com o autônomo Marcos Fragoso, que apesar de toda a burocracia, obteve o financiamento para a compra de mais três cavalos-mecânicos. Um dos financiamentos, através do Procaminhoneiro, liberado pelo Banco Itaú para a compra de um Iveco 2013, demorou apenas uma semana. Precavido, o caminhoneriro de Uruguaiana (RS) acabou só comprando o Iveco e preferiu esperar o comportamento do mercado e ver como vai ficar a Lei do Motorista para decidir se compra os outros dois caminhões, conforme planejado.

Veja as principais dúvidas e respostas sobre o Finame Procaminhoneiro. Trata-se de um programa de financiamento, criado pelo BNDES, para aquisição de caminhões novos e usados, de fabricação nacional, com o intuito de modernizar a frota brasileira.

Quem pode ser beneficiado?
Caminhoneiro autônomo, com renda bruta anual igual ou inferior a R$ 2,4 milhões, desde que possua registro ativo na ANTT e dois anos de efetivo exercício na atividade de transporte rodoviário de cargas.

Para pleitear o financiamento, o transportador autônomo deverá estar inscrito no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC). O registro é gratuito e emitido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – Tel.: 0800-610300.

O que pode ser financiado?
Caminhões, chassis, carrocerias, caminhões-tratores, carretas, cavalos mecânicos, reboques e semireboques, sistemas de rastreamento novos, quando adquiridos em conjunto com um dos bens acima e seguro dos itens financiados.

Atenção!
1. Equipamentos novos ou usados com até 10 anos de fabricação.
2. Somente será financiada a aquisição de carrocerias usadas separadas de unidades motorizadas, quando o vendedor for pessoa jurídica. Neste caso o proponente deverá comprovar ser proprietário ou arrendatário do veículo de transporte de carga, onde será acoplada a carroceria.
3. Todos os itens financiáveis, à exceção do seguro, devem estar cadastrados na Finame.
4. Poderá ser financiada no máximo uma unidade de cada componente (cavalo-mecânico, chassis e carroceria) para pessoa física (transportador autônomo).

Onde o financiamento pode ser obtido?
Os interessados devem se dirigir a uma Instituição Financeira Habilitada a operar com o BNDES FGI* para a obtenção deste financiamento. Caso a operação desejada seja na modalidade leasing, pode ser realizada por meio de todas as Instituições Financeiras Credenciadas.

(*) As operações financiadas no âmbito do BNDES Procaminhoneiro contam com garantia obrigatória do BNDES FGI – Fundo Garantidor para Investimentos.

Entre em contato com uma de nossas concessionárias ou com o Iveco Capital para mais informações.
Fontes: revista O Carreteiro, site BNDES e site Banco do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário