17/10/2013

Como montar a sua transportadora


Ser o proprietário de uma transportadora com a sua própria frota de veículos fazendo entregas para diversas empresas e consumidores em todo o Brasil. Este é o sonho de muitos caminhoneiros e motoristas. Mas qual é o primeiro passo para realizá-lo?

Muita gente costuma acreditar que sem um capital inicial não dá para seguir em frente e desiste rapidamente do seu sonho, mas não é bem assim. Um empréstimo ou financiamento com um banco pode ajudar o sonhador a realizar o seu sonho, mas antes de tudo é preciso pensar em localização. Isso mesmo! Analise qual a melhor região para o seu negócio. Faça uma sondagem de quais empresas estariam interessadas nos seus serviços. Depois, avalie quais serão as rotas que terão de ser percorridas para atender as demandas dos seus possíveis clientes.

A partir daí, calcule quais serão os gastos que você terá fazendo o transporte nesta região. De início é preferível realizar pequenos transportes. Em seguida, avalie as questões logísticas, como o ambiente onde a empresa ficará, isto é, o escritório central e a garagem para os veículos.

Quanto à burocracia, o novo empresário deverá fazer um requerimento junto ao Registro Nacional de Transportes Rodoviários para se registrar e só então poderá atuar nesse mercado. Qualquer tentativa de abrir uma empresa de transporte sem a autorização deste órgão pode causar sérios problemas ao empreendedor. Para realizar o registro o empresário vai precisar apresentar uma razão social, número da inscrição estadual, responsável legal, registro do Contrato Social da junta comercial da cidade, CNPJ da empresa, entre outros documentos.

Saiba mais no site do Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário