04/12/2013

Projetos de sustentabilidade da Fiat vencem o Prêmio Americar


Os projetos Aterro Zero e Cooperárvore foram os vencedores da categoria Sustentabilidade do Prêmio Americar. Realizado pela Associação América Latina da Imprensa de Carros, a edição 2013 contou com a participação de 56 jornalistas especializados de 11 países. Das três iniciativas de sustentabilidade selecionadas para avaliação dos jurados, a Fiat recebeu 62,9% dos votos.
A Fiat Automóveis é a primeira montadora do país a destinar 100% dos resíduos que gera para a reciclagem e a reutilização, eliminando o envio para aterros. A meta foi alcançada em 2011 como resultado do projeto Aterro Zero.
Atualmente, 95% dos resíduos são reciclados e 5%, reaproveitados – números que colocam a Fiat em posição de destaque no setor automotivo nacional. Uma das diversas formas que a empresa utiliza para reaproveitar materiais está diretamente ligada à política de incentivo ao desenvolvimento socioeconômico do Jardim Teresópolis, região localizada em frente à fábrica, em Betim (MG). Alguns resíduos, como tecido e aparas de cinto de segurança, são enviados para a Cooperárvore, cooperativa social que faz parte do programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis, desenvolvido pela empresa.
A cooperativa, idealizada e apoiada pela Fiat Automóveis em conjunto com as instituições Fundação AVSI e CDM, cria e desenvolve produtos que têm como principal matéria-prima os resíduos reaproveitados da indústria automotiva, doados pela Fiat e parceiros. Os resultados desse trabalho são sacolas, bolsas, mochilas, nécessaires, almofadas, jogos infantis, chaveiros, entre outros, que aliam funcionalidade e beleza a peças diferenciadas. Desde 2006, a Cooperárvore que, atualmente conta com a participação de cerca de 20 pessoas, já transformou mais de 17 toneladas de resíduos em acessórios de moda e decoração. Em 2012, 21,5 mil peças foram vendidas.
“A estratégia da gestão de resíduos como um processo que envolve a comunidade na adoção de soluções que contribuam para o desenvolvimento local é um diferencial da política socioambiental da Fiat Automóveis. Vencer o Americar é o reconhecimento de que estamos no caminho certo”, afirma o diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler, Marco Antônio Lage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário