05/06/2015

CNH Industrial e FCA reforçam seus compromissos em promover o gás natural e o biometano

A CNH Industrial e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) participaram da conferência “(Bio)Methane, The Road to Sustainable Mobility”, promovida no dia 28 de maio, em Bruxelas, na Bélgica. Reunindo diferentes associações da região a favor dos combustíveis alternativos e os principais representantes da indústria europeia, o evento foi uma grande oportunidade para destacar o ciclo do biometano e seus benefícios com relação às políticas locais de mobilidade sustentável.

O biometano é um combustível renovável, obtido pelo processo de aprimoramento do biogás. Ele pode ser usado em redes de distribuição existentes, sem custos adicionais e é adequado para veículos movidos à gás natural (GNV). A expectativa é que os procedimentos de implantação do biometano ocorram em breve na Itália, após a aprovação em dezembro de 2013. Algumas medidas recentes, tomadas pela União Europeia, também reconheceram o biometano como um biocombustível avançado devido a sua competitividade e ao seu valor estratégico para o transporte, bem como pela sua contribuição em relação à Diretiva 2009/28/EC, que rege sobre as fontes renováveis.

De acordo com o Consórcio Italiano de Biogás, o modelo proposto é o do "biometano feito corretamente", que prevê o desenvolvimento de gás natural no contexto de empreendimentos agrícolas, por meio do uso de subprodutos e resíduos da pecuária e da integração da lavoura. Por lei, a Itália já definiu os objetivos para a produção de biocombustíveis sustentáveis e já estabeleceu uma cota de 2% até 2020.

No evento, a CNH Industrial e a FCA reforçaram seus compromissos contínuos em promover o gás natural e o biometano como fontes alternativas para uma mobilidade cada vez mais sustentável. De acordo com a diretora de relações institucionais da Europa, Oriente Médio e África da CNH Industrial, Michele Ziosi, que representou a empresa na conferência, o biometano é um combustível de valor estratégico, ideal para futuras aplicações agrícolas e que já pode ser utilizado nas estradas em veículos movidos a gás natural. “O biometano representa um componente fundamental de um momento revolucionário para o setor dos transportes, com benefícios ambientais, econômicos e industriais reais e imediatos. Além disso, representa uma excelente oportunidade para alcançarmos uma sustentabilidade real", afirmou.

Representando a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), o diretor de planejamento de portfólio de produtos da Europa, Oriente Médio e África, Stephane Gigou, ressaltou que o gás natural e o biometano são elementos essenciais da estratégia da empresa para a mobilidade sustentável. “Como líder na Europa há mais de 15 anos nesse setor, a FCA oferece uma vasta gama de veículos movidos a gás que já foram adaptados para funcionar com gás natural. Para habilitar essa tecnologia, para desenvolver e realizar o seu potencial, a expansão da rede de distribuição continua a ser um dos principais fatores no momento", conclui.

Fonte: CNHI Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário