14/04/2016

O Fiat Mobi chegou na Carboni. Conheça o carro urbano que vai agitar as ruas

  • Urbano e funcional, duas palavras que sintetizam a visão da Fiat em seus estudos sobre cidades, e que se materializam agora num carro totalmente pensado para responder à necessidade de se movimentar nos centros urbanos: FIAT MOBI.




O Mobi é um carro essencial para o dia a dia, projetado com dimensões compactas e uso inteligente. Ele é fácil de manobrar e estacionar. É um carro leve. Sua leveza se traduz em bom desempenho, consumo e estabilidade, um digno exemplo de consumo consciente no universo automotivo.

Um carro desenvolvido para ser pequeno em tamanho, mas grande em soluções, e acima de tudo, muito atraente. O Fiat Mobi exibe traços fortes, marcantes, com personalidade incomum no segmento. Ele não passará despercebido nas ruas.

A imponência da dianteira captura a atenção, capô alto e faróis ousados, que se estendem pela lateral do veículo. A grade tem papel fundamental, com o contorno inferior se repetindo em vários pontos. Ela pode ainda contar com acabamento em preto brilhante, o que deixa o carro mais sofisticado. Na parte frontal inferior, os cortes que formam a entrada de ar e os abrigos dos faróis de neblina reforçam a modernidade do design.
Os para-lamas são outros traços marcantes no Mobi, eles se interligam por um grande vinco que começa no farol, percorre a parte inferior das portas e sobe novamente na traseira, para terminar na lanterna, proporcionando muito dinamismo. Visto de lado, o novo compacto da Fiat ganha brilho adicional pelos desenhos exclusivos para rodas e calotas.
Na parte traseira, o maior destaque do Mobi é a tampa do porta-malas, uma peça única e resistente de vidro preto. Exclusividade entre os carros nacionais, ela deixa em evidência a tipologia do logo da Fiat, aumentando a elegância do conjunto. Assim como os faróis, as lanternas têm máscara negra e exibem volumes que acompanham a lateral da carroceria.
Por dentro, o Fiat Mobi surpreende ainda mais ao entregar características inesperadas no segmento, caso da textura especial na porção central do painel, repetida nas portas. A combinação de cores nos acabamentos também é um diferencial do modelo – existe a opção de revestimento com dois tons e acessórios Mopar que destacam essa diversidade cromática. Os volumes no painel, como no módulo central que engloba o espaço para o sistema de áudio/entretenimento, as saídas de ar e o bloco formado pelos comandos de ventilação/ar-condicionado também chamam a atenção.
O quadro de instrumentos com iluminação a LED e display de 3,5 polegadas permite boa visualização das informações, como o nível do tanque de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Possui ainda indicação para a troca de marcha (Shift Up/Down), instruindo o motorista para uma condução mais econômica. Simultaneamente, mostra hora, hodômetros parcial e total, além da indicação do nível de combustível e temperatura do motor. E pode ser equipado com conta-giros e computador de bordo. Dois dos principais pontos de interação do motorista com a cabine, a manopla de câmbio e o volante (que pode abrigar comandos de som e computador de bordo), são outros focos de atratividade.
A beleza do design de nada valeria sem funcionalidade. Por isso, o Fiat Mobi, que pode levar até cinco pessoas, tem uma das melhores acessibilidades do segmento, com portas de amplo ângulo de abertura. As portas traseiras tem ângulo de abertura de 75 graus, sendo que as dos concorrentes não chegam nem a 70 graus, e isso faz muita diferença na hora de entrar e sair do banco de trás. 
Lugares para espalhar pequenos objetos não faltam: no console central e nas portas dianteiras, com opções de porta-óculos acima da porta do motorista e até console de teto com espelho (convexo) auxiliar. O espaço interno também é fácil de adaptar conforme a necessidade. Todo Mobi tem banco traseiro bipartido de série, podendo ser rebatido só em um dos lados ou nos dois, aumentando o volume para bagagem. Ainda é possível ampliar o espaço do porta-malas com as duas posições do encosto do banco traseiro. E as soluções de uso inteligente continuam, como o Cargo Box, um prático e versátil compartimento removível para o porta-malas.
A gama do Mobi chega bem completa na rede de concessionárias Fiat, composta por seis versões: Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On. Em todas as versões, a carroceria é de quatro portas, com motor de 1 litro e com três anos de garantia de fábrica. Fator de tranquilidade para o consumidor, que também conta com os 40 anos de tradição da marca em compactos no Brasil.
Conectado como a vida urbana
A conectividade do Mobi também vai surpreender os consumidores. A versão Live On traz um aplicativo com interface prática e ágil, através do celular pode se assumir o papel de uma central multimídia, aproveitando ao máximo o smartphone do motorista com sistemas Android ou iOS do jeito que o cliente conhece e com tudo o que ele precisa.
Algumas das facilidades dessa central multimídia se dão pelo sistema Eco Drive Live - Recurso que analisa como o motorista está dirigindo em termos de economia. Quanto menos combustível for consumido, mais eficiente é a condução. Além do Car Parking – Aplicativo que ajuda a lembrar onde o carro foi estacionado, além de informar sobre restrições de trânsito, como o rodízio de placas paulistano.
Tecnologia
Vários equipamentos do Mobi mostram a intenção da Fiat em democratizar o uso da tecnologia. Para reforçar a segurança, o carro tem o sistema ESS (da sigla inglesa para sinalização de parada de emergência). Em caso de frenagem brusca, o pisca-alerta é acionado para alertar o motorista que vai atrás, juntamente com as luzes de freio tradicionais. Outro recurso extremamente útil é o Lane Change. Com apenas um leve toque na alavanca da seta, as luzes de direção piscam por cinco vezes, dando mais segurança em mudanças rápidas de faixa. Ambos os itens equipam todas as versões do Mobi.
Também estão disponíveis visor multifuncional de TFT (quando equipado com o Fiat Live On) no quadro de instrumentos, computador de bordo e sensor de estacionamento traseiro, além de retrovisores externos elétricos com repetidor lateral de direção e função Tilt Down para auxiliar nas manobras de estacionamento (ao engatar a ré ele reposiciona a imagem do espelho retrovisor direito para melhor visualização de obstáculos).
Outro destaque são os sistemas de som. A partir das versões Like, o consumidor tem duas opções muito interessantes, sempre com comandos no volante e conexões Bluetooth: o rádio B7 com entradas USB e auxiliar, também usado no Uno e no Jeep Renegade, e a grande novidade, o Fiat Live On.
Acima de tudo um carro eficiente, com apenas 907 kg, é um dos carros mais leves do Brasil, o que traz benefícios tanto na economia de combustível como no desempenho. A leveza colabora em mais uma série de quesitos, até mesmo na hora de esterçar a direção (com assistência hidráulica de série em cinco das seis versões).
O Fiat Mobi também é eficiente para o bolso do consumidor, além de ter preços competitivos, sua manutenção será simples, com custos baixos. Esse é um dos pontos altos do motor Fire Evo Flex 1.0, de até 75 cv de potência (com etanol). Mecânica confiável, provada e aprovada pelo mercado.
O Mobi vem para surpreender e mobilizar você a ter um carro assim, incrível!

A Carboni apresenta o Fiat Mobi para seus clientes no sábado (16) até as 16 horas.
Fonte: Fiat Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário