17/09/2018

Dormir bem: Conheça 5 benefícios de um descanso ideal

É de senso comum a ideia de que os motoristas de caminhão não dormem à noite, ou dormem muito pouco. Às vezes, para pegar menos trânsito, ou para dirigir por mais horas e chegar logo ao destino, muitos encurtam o tempo de sono para até 4 ou 5 horas. 


Porém, dormir pouco ou descansar mal à noite tem suas consequências. Desde danos ao coração até o aumento de peso. Descubra aqui alguns dos benefícios de um sono tranquilo e duradouro: 

Reduz o estresse 
Durante o sono, o corpo diminui a produção de adrenalina e cortisol, o que ajuda a combater o estresse do dia. Quando uma pessoa dorme muito bem, costuma acordar otimista e com mais energia. As noites mal dormidas o tornam mais irritável e propenso à ansiedade. Tudo isso atrapalha uma boa noite de sono, transformando-se em um ciclo vicioso de insônia e até depressão. Como consequência, a falta de paciência e imprudências durante a jornada. 

Mantém o coração saudável
Como esse descanso ajudará a evitar a produção de hormônios do estresse, o coração também vai se relaxar. Isso é porque a diminuição do cortisol e da adrenalina fará com que a sua pressão volte ao ritmo normal e seja menos propenso a ataques cardíacos. 

Ajuda na concentração 
Dirigir cansado reduz a capacidade de concentração na estrada, sendo tão perigoso como dirigir bêbado. As pessoas que dormem pelo menos oito horas por noite estarão mais atentas e terão capacidade de reagir mais rápido que aquelas que dormem menos de cinco horas. Segundo a Fundação Nacional do Sono, as chances de um motorista sonolento bater o veículo são 250% maiores que as daquele que dormiu bem. 

Controla o apetite
O sono também ajuda a controlar os hormônios da fome. Quando a pessoa dorme mal, o ciclo de digestão fica incompleto, desregulando a sensação de saciedade. Como consequência, durante o dia essa pessoa vai comer mais calorias e gordura. 

Cuida da sua saúde 
Além de ajudar a prevenir dores de cabeça, uma noite bem dormida pode manter suas células em boa forma e alimentar com proteínas seu sistema imunológico. Isso vai melhorar a capacidade de se defender de vírus e infecções. Aquela gripe constante vai começar a desaparecer, e a sensação de bem-estar será mais rotineira. 

O recomendado para uma boa noite de sono é dormir durante 7 ou 8 horas. Tente encontrar um lugar tranquilo, silencioso e pouco iluminado. Também evite ter por perto aparatos eletrônicos ligados ou conectados à tomada. 
Compartilhe essa informação com seus colegas. Com as atitudes corretas, sua viagem será mais tranquila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário