25/01/2011

Etanol Mais Caro em 2011


O preço médio do etanol deve subir em 2011 após a entressafra da cana-de-açúcar, segundo a Copersucar em entrevista ao site G1. De acordo com Paulo Roberto de Souza, CEO da empresa, o etanol passará a custar em média 65% do valor da gasolina em São Paulo. Fora da entressafra, o combustível vegetal custa 55% do derivado de petróleo.
Souza diz que o etanol já está no limite de competitividade e que em 2011 não haverá desabastecimento. A culpa, segundo ele, é devido a fatores climáticos e a alta do preço do açúcar. O Centro-Sul do país já abastece 50% do mercado mundial de açúcar, que paga de 30% a 40% mais do que o etanol. Ou seja, a vida vai ficar mais doce para os usineiros e amarga para quem abastece com etanol.
Embora seja mais rentável vender açúcar, a safra de cana-de-açúcar da empresa foi de 55% para etanol e 45% para açúcar na última safra, mas a próxima será de 53% e 47%, respectivamente. Mesmo assim, a expectativa é de aumento de 25% na produção de cana nesta safra. A produção estimada de etanol será de 5,2 bilhões de litros. Destes, 600 milhões vão para o mercado exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário