25/02/2011

Lonas que protegem cargas, são transformadas em produtos para o dia a dia

lona500
Sinal de tempos em que nada se perde, tudo se transforma, as lonas que tradicionalmente protegem a carga dos caminhões ganharam aplicações nada previsíveis – em tapetes, estofados, calçados e roupa.
As mesmas lonas que cruzam as estradas, durante anos, passam por um processo de reciclagem para se transformar em revestimentos e tecidos diferenciados. No processo inicial de reciclagem os aspectos originais como ilhoses, carimbos, coloração eram preservados. Hoje já surgiram vários outros processos que originam outras versões da lona como envelhecida e até rasgada – destacando a vocação sustentável do material. A novidade mais recente são os processos de amaciamento, estamparia, tingimento e customização, que tornam essa trama resistente de algodão quase irreconhecível.
Com todos esses processos as peças em lona reciclada são extremamente resistente, de fácil manutenção e de alta durabilidade. Além disso, apresentam variação de tonalidade, pequenas manchas e marcas, o que imprimem certa identidade e exclusividade ao produto.
Por se tratar de um produto sustentável e reciclado, esse tipo de material conquistou decoradores e estilistas de países como Itália, Estados Unidos, Argentina, Chile e Colômbia, para onde o revestimento é exportado.

Fonte: texto adaptado do site Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário