02/05/2011

Fiat Uno Cabrio com motor T-Jet prova que o mundo real é chato

<b>Fiat Uno Cabrio na pista: conceito que anda de verdade é divertido e na mão</b>
Fiat Uno Cabrio na pista: conceito que anda de verdade é divertido e "na mão"


Na época do Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado, a Fiat aproveitou os trabalhos para a então inédita carroceria duas-portas do Novo Uno e preparou um showcar para "bombar" o compacto naquele evento -- em outubro de 2010, o Uno do século 21 já não era novidade para os brasileiros. Daí surgiu o Uno Cabrio, um exercício de estilo e engenharia com um pé na vida real: o pequeno conversível anda de verdade, graças ao motor 1.4 turbocomprimido T-Jet oriundo de modelos como Punto, Linea e Bravo.


O reforço da estrutura elevou o peso do Cabrio em 200 kg na comparação com o Uno normal. No showcar não há capota retrátil -- nem rígida, nem de lona. Um mecanismo específico de abertura e fechamento teria de ser desenvolvido ou comprado para o carrinho, e aí a brincadeira ficaria cara demais. Assim, a cabine está permanentemente exposta. Santantônios de metal protegem os dois ocupantes, algo fundamental em caso de capotagem. Mas contra chuva não haveria jeito.


Um propulsor vigoroso como o T-Jet, capaz de gerar 152 cavalos para mover um carro que habitualmente se contenta com 88 cavalos (motor Fire Evo 1.4 com etanol), merece ser temperado por condimentos picantes, e a bordo isso se traduz em volante de base achatada e bancos tipo concha da grife Abarth, a preparadora da Fiat; um câmbio de haste longa e reta, bem esportivo; e um painel que privilegia o conta-giros (o velocímetro digital fica dentro dele). O indicador de pressão do turbo é outro charmoso diferencial desse "possível" Uno Cabrio, assim como as rodas de aro 16 calçadas com pneus de perfil baixo. Pelo lado de fora destacam-se os parachoques redesenhados, bem agressivos e com grande tomada de ar na peça dianteira.


MAIS FOTOS DO UNO CABRIO


Fonte: http://carros.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário