27/07/2011

Dicas do pós-vendas para seu Fiat estar sempre novo


Ter um carro zero quilômetro na garagem está ficando cada vez mais fácil para os brasileiros. Tão importante quanto comprar um carro é saber o que fazer com ele, isso por que, além de dirigi-lo as pessoas precisam saber as necessidades e os limites que o carro suporta. Pensando nisso formulamos algumas dicas que podem ajudar na hora que pintar aquela dúvida quando o seu carro fizer um barulhinho estranho.

Garantia

Sempre preste atenção no manual de instruções do veículo, para todos os itens e dúvidas. Mas em questão de garantia a dica principal é manter o veículo original.
Você deve instalar equipamentos que são reconhecidos e recomendados pela fabricante do automóvel. Tudo para evitar que sejam instalados equipamentos incompatíveis com os sistemas elétricos, mecânico ou estruturais do carro, o que poderá levar a sérios problemas e a perda da garantia. Com relação a duração da garantia, na Fiat é de 1 ano, sem limite de quilometragem na maioria dos modelos, mas alguns modelos de maior volume como o Fiat Línea possuem uma garantia de até 3 anos.

Revisões periódicas

Geralmente há um limite para rodar com o carro até fazer algumas verificações. Preste atenção e leve seu veículo até a concessionária quando este limite for atingido. O que geralmente acontece é uma troca de óleo e filtros, verificações de componentes feitos de borracha – que podem ressecar com o tempo – entre outros itens que além de garantir a segurança, são imprescindíveis para uma vida útil elevada. Para que você tenha uma idéia de preço das revisões, usemos aqui o Fiat Uno Mille como exemplo, que tem um custo de R$ 260,00 reais nos primeiros 15.000 km.

Condições Severas

Tão importante quanto estar atento aos limites de quilometragem, é prestar atenção nas condições em que o veículo é utilizado. O limite de quilometragem para as revisões cai pela metade se você roda com seu carro por estradas lamacentas ou empoeiradas. Veículos de carga ou reboque também exigem revisões mais frequentes.

Custo Benefício

É de comum entendimento que o preço praticado pela concessionária e pelas oficinas de terceiros são diferentes em alguns casos. A grande questão envolvida tem relação com a forma como são realizados os serviços. Na concessionária Fiat, por exemplo, serviços e algumas peças têm um ano de garantia, ou seja, caso o problema do veículo não seja solucionado na primeira intervenção, ou caso a peça quebre, os reparos são refeitos e o proprietário do veículo não precisa pagar nem peça nem mão de obra. Numa oficina terceirizada isso não ocorre. A Fiat inclusive atende o cliente e disponibiliza esta garantia para toda a sua rede de concessionários. Imagine estar em outro estado e seu carro apresentar uma falha.


Após toda essa conversa, fica claro. É preciso atenção em todos os detalhes do seu carro. Qualquer barulho diferente ou sinal de comprometimento podem significar um problema. Manter o veículo em bom estado é o princípio básico para garantir economia, segurança e tranquilidade, para você e sua família. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário