07/10/2011

Hábito Legal arrecada 6,5 mil garrafas PET e distribui 400 sacolas retornáveis

A campanha Hábito Legal, desde sua criação em Julho deste ano, realizou três ações de arrecadação de garrafas PET e distribuição de sacolas retornáveis na cidade de Videira. As ações mobilizaram a população que contribuiu com mais de 6,5 mil garrafas PET e está utilizando 400 sacolas retornáveis. 


População esteve mobilizada nas três ações
A cada 20 garrafas PET entregues dá direito a uma sacola retornável estampada com a marca Hábito Legal. Toda a arrecadação foi destinada a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Videira (CDL) que utilizará o material na ornamentação do município para as festas de final de ano.
Levando em consideração que cada pessoa vai às compras pelo menos uma vez por semana, e que cada sacola retornável substitui duas sacolas plásticas, o programa já impacta na não utilização de 3.200 sacolas plásticas por mês no município.

Silvia Zatta "Agora o desafio é a utilização correta das sacolas" 


Para Silvia Zatta, uma das idealizadoras do Hábito Legal, o programa já vem apresentando reflexos consistentes para o meio ambiente e a população local, mas que o trabalho de conscientização vai além. “Além da coleta de mais de 6,5 mil garrafas que estariam no lixo, estamos contribuindo para a não utilização de sacolas plásticas. Agora precisamos que a população utilize as sacolas da maneira correta, levando as compras e de fato evitando as sacolas plásticas.” ressalta Silvia.
Outras ações:
O programa Hábito Legal também está realizando um concurso de redação entre as escolas estaduais do município com tema ‘Hábito legal no trânsito’. Silvia diz que o projeto teve ótima aceitação e alto nível de qualidade de texto. As quatro melhores vão ganhar um kit com sacola retornável e camiseta personalizada com a marca Hábito Legal além de ler a redação ao vivo na Rádio Videira AM.
Para o final de ano o Hábito Legal projeta mais um grande projeto para se firmar como o porta-voz da sustentabilidade ambiental em Videira.

O Hábito Legal é uma iniciativa do Grupo Carboni, Laboratório Vida e Lider Farma, com apoio do Supermercado Viza, site Emvideira, Êxito Editora e Comunicação e Rádio Videira.


ÁLBUM DE FOTOS

Um comentário:

  1. Olá! Gostaríamos de fazer alguns comentários sobre a substituição de sacolas plásticas tradicionais por "ecobags":

    Não há alternativas consistentes para substituir as sacolas plásticas. Econômicas, duráveis, resistentes, práticas, higiênicas e inertes, são reutilizáveis e 100% recicláveis. Pesquisa do Ibope confirma que 100% das sacolas plásticas são reutilizadas como saco de lixo, 71% constituem as embalagens preferidas da população para transportar suas compras e 75% das donas de casa são a favor do seu fornecimento pelo varejo.
    Ambientalmente, as sacolas plásticas são comprovadamente as mais amigáveis. Estudo encomendado pelo governo britânico sobre o impacto ambiental de diversos tipos de sacolas mostrou que a sacolinha de plástico tem melhor desempenho ambiental em 8 das 9 categorias avaliadas. Outro importante dado é que ela apresenta a menor geração de CO2 em seu processo produtivo, além de consumir menor quantidade de matéria-prima frente às outras opções.
    Com isso em vista, acreditamos que o combate ao desperdício a partir da educação: conscientização sobre o uso correto, reutilização e descarte responsável das sacolas plásticas é o caminho adequado.

    Obrigada e um abraço,
    Equipe Recicle Ideias
    www.facebook.com/Recicle.Ideias

    ResponderExcluir