10/05/2012

Robustez, economia e conforto: Novo Iveco Trakker


A força é um dos mais importantes requisitos de um veículo fora de estrada, e nesse quesito o novo Iveco Trakker 6×4 está bem servido. O motor Iveco-FPT Cursor 13 com tecnologia SCR vem com novas potências, 440cv e 480cv. No processo tiveram grande aumento de torque: 2.100Nm (+16%) e 2.250Nm (+18%), respectivamente, plano entre 1.000 e 1.450 rpm. A força se exprime também no freio motor, com 415cv a 2.400 rpm (que pode chegar a 975cv com “intarder” – opcional, a maior potência de frenagem da categoria).

A plena utilização dessa forma é possível devido à transmissão ZF de 16 marchas, manual ou automatizada (na versão Eurotronic), com acionamento por teclas no painel. Com software “inteligente”, a caixa escolhe a marcha certa para cada situação, sem escalonamento. É possível sair de terceira para quinta, sem a passagem pela quarta marcha, uma vantagem em terrenos de relevo irregular ou pontuados por aclives. O software garante que o motor funcione sempre na faixa econômica, reduz o desgaste da embreagem e melhora o nível de ruído. Há três opções de redução do eixo traseiro e assim o cliente pode adequar o produto à exata necessidade de sua aplicação.

O conforto foi outra prioridade do projeto. O sistema de engate da transmissão manual foi revisado e agora é do tipo “single H”, mais fácil de usar. O painel é novo, moderno e ergonômico. Os bancos do passageiro e motorista tem suspensão pneumática e as forrações são de material lavável, apropriado para as operações fora de estrada. O caminhão vem com um espelho retrovisor angular no lado direito, para facilitar manobras, além dos retrovisores laterais externos bipartidos. De série os equipamentos incluem climatizador, ar-condicionado, vidros com acionamento elétrico e rádio CD-player, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário