11/07/2012

Conheça o funcionamento dos sistemas que atendem à norma Euro V

Em vigor no Brasil desde o início do ano, a Euro V é uma importante conquista para a preservação do meio ambiente. Também conhecida como PROCONVE P-7, a norma incentivou mudanças nos sistemas dos caminhões visando à redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. Desde março, é permitida somente a comercialização de motores adequados ao novo padrão, por isso, na hora de comprar um caminhão Iveco, é imprescindível conhecer o funcionamento dos sistemas que atendem à nova norma.


Utilizado em toda a linha Iveco Daily, o EGR é o sistema que recircula os gases do escape. Uma borboleta controlada eletronicamente faz com que uma parte dos gases liberados retorne ao cilindro e se misture ao ar da câmara de combustão. Essa mistura torna a queima imperfeita e reduz a temperatura das câmaras de combustão do motor, deixando os níveis de emissão de óxido de nitrogênio (NOx) dentro do limite permitido. Os resíduos produzidos por esse processo são eliminados automaticamente pelo sistema.

O SCR é o sistema de redução seletiva por catalisador utilizado nas linhas Tector, Stralis, Trakker e Vertis. Nele, uma central eletrônica avalia os níveis de NOx e injeta na tubulação de escape o aditivo ARLA 32, composto por água destilada e 32% de ureia. A mistura desencadeia uma reação química que resulta em vapores de água e gases naturalmente encontrados na natureza.

Para um bom funcionamento dos novos caminhões, é importante lembrar que apenas os combustíveis S50 e S10 são compatíveis com essas tecnologias e não prejudicam o funcionamento do sistema.

Fonte: www.blogiveco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário