23/08/2017

Carboni Iveco utiliza rede social para homenagear Chapecó pelo centenário

A Carboni Iveco homenageou em grande estilo o 100º aniversário de Chapecó-SC, considerada a Capital do Oeste de Santa Catarina e município exemplo em desenvolvimento e prosperidade no Brasil.
A empresa preparou um vídeo-documentário com relatos de algumas das personalidades que ajudaram a construir a história do município. O vídeo foi lançado na terça-feira (22) e logo se espalhou pelas redes sociais, impactando todo o Sul do Brasil, resgatando o orgulho do povo chapecoense e também emocionando os que não moram mais na cidade.

Neste ano, a Carboni completa 60 anos de sua fundação, para homenagear e agradecer a sociedade vem produzindo vídeos com resgates históricos das principais cidades em que a empresa atua. Em Chapecó-SC não poderia ser diferente, a empresa está instalada desde 1999 no município e orgulha-se de fazer parte dessa história.
O vice-prefeito municipal de Chapecó, Élio Francisco Cella, relembra como foi a chegada de sua família na cidade. “Em 1923 quando meu avô veio pra cá, levou 2 dias para chegar na colônia Cella onde ele se instalou, era tudo mata virgem fechada. A comunidade Cella é uma das mais antigas de Chapecó, hoje a cidade completa 100 anos e a comunidade completa 94 anos de história. Centenário de Chapecó e você participando como filho da terra, filho daqui, me orgulha muito poder dar minha contribuição para a sociedade chapecoense” enfatiza Cella.
Para o empresário Ilto Luiz Cordova, a chegada na cidade não foi fácil, contudo, mesmo contra as dificuldades a família criou raízes e se ergueu na região. “Quando chegamos era tudo mato, bastante mato fechado, cidadezinha pequena e humilde. Um local bastante indígena, com isso, tínhamos um pouco de dificuldade de se entrosar. Os vizinhos moravam longe, 300 ou 400 metros de distância um do outro. Me enraizei aqui, criei todos os meus filhos, são filhos de Chapecó, conquistei meus bens, minha empresa então estou bem satisfeito e feliz”, relata Cordova.
O que marcou o padre Egídio Balbinot foi o desenvolvimento da cidade, na época as ruas em boa parte ainda eram de chão batido. “Aqui no centro da cidade havia apenas algumas ruas com calçamento, lembro que duas quadras acima daqui ainda tinham estrada de chão, até na entrada de Chapecó”, exclama comparando com a cidade nos dias de hoje.
A historiadora Eli Maria Bellani relembra o comércio da cidade quando era pequena, bem menos desenvolvido que os dias atuais. “Eu morava na rua Marechal Deodoro, onde hoje temos a sede do Banco do Brasil, ali existia uma das antigas casas comerciais, da família Bordignon, na outra esquina tinha a casa comercial de Antônio Marafon, meu avô, na época eram apenas quatro lojas comerciais nessa esquina” relata. Eli cresceu e viu a cidade crescer e se desenvolver, “Chapecó foi onde eu aprendi a ser o que sou, onde eu tive toda a minha experiência, minha trajetória de vida, como filha, como estudante e como profissional. Parabéns à cidade pelo seu Centenário”. finaliza Eli.
O empresário Ivanor Araldi lembra que o rio cortava a cidade quando ainda era pequeno, “aqui tinha um canal muito grande onde passava o rio, passa por baixo da cidade ainda”, mas o que marcou sua memória foram as dificuldades que enfrentavam para realizar as viagens de caminhão, “meu pai sempre viajou com caminhão, daqui a Curitibanos era tudo estrada de chão na época, daqui a Pato Branco também. Depois que inaugurou a BR-282 deu uma melhorada, mas isso me marcou muito na época, porque às vezes ficávamos três ou quatro dias com o caminhão parado devido às condições ruins da estrada”, relembra Araldi.

Chapecó cresceu e se tornou uma das grandes cidades do Brasil, por seu comércio desenvolvido, suas opções de lazer, turismo e pela tradição que a cidade traz consigo nos serviços e no agronegócio. Uma cidade de gente boa, batalhadora e que ao longo desses 100 anos cresce em todos os sentidos. A Carboni Iveco tem orgulho de fazer parte da história do centenário da Capital do Oeste Catarinense, por isso resgatamos as histórias dos "Filhos de Chapecó" para registrar aqui que essa cidade é feita de desbravadores, que todos os dias saem de suas casas e fazem Santa Catarina acontecer.

Um comentário: