26/01/2018

Fiat Ducato 2018 chega na Carboni no mês de fevereiro, ainda mais moderno e versátil

A nova geração é maior, mais confortável, tecnológica e econômica na manutenção.

Líder em seu segmento por quase uma década e considerado um clássico pelo público brasileiro, o Fiat Ducato 2018 chega ao mercado totalmente renovado. Está maior e mais moderno, oferecendo mais conforto, economia, espaço, qualidade e tecnologia. O modelo é altamente versátil e perfeitamente adequado para satisfazer à demanda de múltiplos perfis de transportadores, comportando volumes maiores com menor custo de manutenção e de operação. O Novo Ducato traz uma gama ainda mais vasta, adequando-se às mais diversas necessidades, seja para transporte de mercadorias, pessoas ou base para transformações.

No total, serão 13 versões, sendo três furgões de carga (mais duas ambulâncias), chamadas de Cargo, quatro opções de passageiros (mais uma com acesso para cadeirante), batizadas de Minibus, duas Multi, ideal para transformações, por exemplo, e a nova versão Chassi, que introduzirá o Ducato no forte segmento de transportes de cargas e implementações diversas. A novidade foi possível devido a uma inovação de projeto, que incorpora chassi mais largo e para-choque traseiro integrado. Entre os tamanhos de carrocerias, há a inédita opção Extra Longo, com 6,35 m de comprimento, disponível nas configurações Minibus e Multi.

O Fiat Ducato 2018 estará disponível a partir de fevereiro em seis cores: Preto, Vermelho, Branco, Prata, Cinza e Azul.


Design: beleza e funcionalidade

O modelo também está ainda mais bonito. A parte frontal expressa funcionalidade e estilo com suas linhas modernas que evocam as soluções aerodinâmicas dos trens de alta velocidade, apresentando para-brisa amplo, capô menor, para-choque dianteiro grande e que se une às molduras laterais e faróis inovadores em uma posição mais alta. O resultado é um conjunto de aparência ousada e elegante. O desenho da lateral com frisos protetores por toda a extensão expressa robustez e, ao mesmo tempo, fluidez nas linhas.
O Fiat Ducato 2018 se tornou também mais prático. O acesso lateral está ainda mais fácil com as soluções adotadas para as portas corrediças. As novas guias de deslizamento na parte superior facilitam o movimento e permitem que a porta corra mais suavemente. Novas maçanetas ergonômicas ainda oferecem uma excelente condição de manuseio e facilitam a abertura com a mão direita ou esquerda. Os para-choques traseiros integrados nas laterais e com uma plataforma metálica antideslizante, para subir na área de carga, também facilitam o ingresso no veículo. Além disso, as portas traseiras têm frisos na parte inferior para proteção contra choques, permitem abertura de 270° (de série em todas as versões) graças às novas dobradiças e são mais altas, facilitando o embarque de volumes grandes. O piso também está mais baixo (47,4 cm do solo), o que ajuda na acessibilidade ao vão e torna as operações de carga e descarga mais fáceis e seguras.
Com todas as dimensões ampliadas, o modelo conta com mais espaço para o motorista, passageiros e carga. O Novo Ducato é 16 cm mais longo nas versões com entre-eixos curto, 26 cm maior nas de entre-eixos médio e tem 34,5 cm a mais nos de medida longa. O novo modelo também cresceu na altura: com o teto baixo ganha até 10 cm e com teto alto, 5 cm. O Fiat Ducato 2018 ainda é 6 cm mais largo do que antes. Também apresenta 7 cm extras na largura traseira e 9 cm na dianteira, proporcionando aumento de 15% da área de carga, além de peso máximo autorizado 250 kg maior nas versões envidraçadas, Multi e Minibus – chegando a 3.750 kg.
A nova geração do Ducato também traz mais economia na manutenção. As estruturas da carroceria, das longarinas e as laterais são modulares e permitem uso amplo dos componentes nas diferentes versões, reduzindo custos de reposição das peças e facilitando a substituição. Com uma plataforma completamente nova, mais segura, robusta e racional, a rigidez torcional e flexional da carroceria aumentou, mantendo na parte frontal a deformidade programada para absorver a energia em caso de colisão e proteger o habitáculo, além de reduzir ao máximo as peças a serem substituídas em pequenas batidas, diminuindo assim os custos de reparação.


Cabine: mais bem estar para trabalhar
As novas medidas também garantiram maior conforto na cabine, fator importante para os motoristas que passam longos períodos dentro do veículo. O conforto ergonômico de quem dirige ou viaja resulta de nova combinação de espaço e posição para condução, sendo um dos destaques do novo Fiat Ducato. A cabine completamente renovada foi projetada para ser acolhedora e traz mais espaço para pessoas e objetos, maior visibilidade e mais funcionalidade.

Para incorporar essas características, as principais mudanças ocorreram no comprimento da cabine, que é maior e tem muito espaço útil, nas características do banco do motorista em relação à altura do solo, distância em relação ao teto e maior inclinação do encosto de cabeça e na inclinação do volante, obtida graças a uma angulação diferente da coluna de direção. Outro destaque é a visão da cabine, que passou a ser mais ampla para a frente, para os lados e para trás, em função do grande para-brisas, da posição de dirigir, do novo desenho da janela lateral, do novo montante de portas e das grandes dimensões dos retrovisores. Além disso, o Fiat Ducato 2018 conta com sistema de câmera de ré.

A nova cabine ainda é mais silenciosa (até 5 dB em relação aos concorrentes) e apresenta menos vibrações, devido a alterações nas suspensões, no motor, na carroceria, nos materiais e no tratamento isolante acústico. O que proporciona mais conforto e segurança para o motorista no ciclo de trabalho. Outras novidades são o volante de quatro raios de espuma suave com opção de comandos de áudio para que o motorista não precise afastar as mãos, o quadro de instrumentos com computador de bordo multifuncional e o painel dividido em módulos com uma visão mais organizada e clara. O sistema de climatização também foi melhorado, com a caixa de ar redimensionada, os difusores mais bem distribuídos e o condensador maior, resultando em funcionamento mais rápido e eficaz.



Mecânica: evoluções em todos aspectos
O conjunto mecânico do Novo Ducato também recebeu importantes novidades. O câmbio ganhou a sexta marcha para aproveitar ainda mais as características do propulsor 2.3 turbodiesel, que também evoluiu e está mais forte e eficiente. Chamado oficialmente de F1A e produzido pela FPT Industrial em Sete Lagoas (MG), ele ganhou 3 cv de potência e 0,5 kgfm de torque, desenvolvendo agora 130 cv a 3.600 rpm e 32,7 kgfm a 1.800 giros. Com a nova transmissão, o regime de motor é melhor ajustado para ruas e estradas, o veículo se torna mais fácil e agradável de dirigir, consome menos e, consequentemente, tem emissões mais baixas. Isso se comprova na prática, com a redução de até 10% no consumo de diesel em relação ao modelo anterior. Fato que, somado ao aumento de 10 litros no tanque de combustível (totalizando 90 litros), fez a autonomia do Fiat Ducato 2018 subir de modo signficativo.
O F1A é equipado com o sistema EGR, que recircula os gases de escape, sendo a melhor solução disponível para manter as emissões dentro dos limites estabelecidos pelas normas Proconve L6/Euro 5. Dessa forma, não existe a necessidade de utilização do Arla 32, o que – associada ao baixo consumo de combustível –, torna o custo do motor um dos menores da categoria.


Segurança: alto nível de equipamentos

Quando se trata de um veículo comercial, outro ponto importante é a suspensão, determinante para comportar as cargas máximas admitidas por eixo, obter altura do solo ajustada para a plataforma de cargas, limitar o desgaste dos pneus e proporcionar mais estabilidade e conforto. Assim, a suspensão dianteira do Fiat Ducato 2018 conta com rodas independentes e travessa completamente nova presa à carroceria. A traseira recebeu molas fixadas à carroceria e tem eixo rígido e molas longitudinais calibradas de acordo com cada versão e seu tipo de uso característico. O profundo estudo para adequar a suspensão do veículo às condições de piso brasileiras também proporcionou redução de 30% no desgaste dos pneus, impactando positivamente no custo de manutenção do veículo. Além disso, os controles eletrônicos de tração e de estabilidade (ESC) elevam ainda mais a economia nesse sentido, priorizando a segurança ativa.

O Novo Ducato vem ainda com freios a disco nas quatro rodas com ABS e air bags para motorista e passageiros no banco biposto. Há também o Hill Holder, assistente para partida em rampas que impede o carro de se deslocar nas saídas em trechos íngremes, evitando colisões, e atua em manobras de estacionamento em subidas ou descidas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário