11/06/2018

Álcool e direção: uma mistura perigosa

Lei Seca ajuda, mas não evita alto número de acidentes de trânsito.
A bebida alcoólica ou o uso de outros entorpecentes está presente entre os fatores para um comportamento de assumir riscos. Entre eles, sonolência, distração, desconsideração de regras e superestimação de habilidades. Por mais que existam desculpas como a pressão dos prazos, longas jornadas de trabalho, assaltos na estrada, poucas horas de sono, ausência da família, entre outras, a mistura de álcool ou drogas com direção nunca será uma boa solução. 


Isso por que, ao utilizar qualquer entorpecente, o motorista terá seus sentidos alterados e seu tempo de reação não será o mesmo que quando estiver lúcido. A presença de álcool no sangue do condutor reduz sua atenção, diminui a capacidade de avaliação crítica, prejudica a percepção da velocidade dos obstáculos e do cálculo da distância segura para realizar uma ultrapassagem. Interfere, ainda, nas habilidades psicomotoras, reduzindo a coordenação motora, os reflexos e a habilidade de controlar o veículo (manter a trajetória, realizar curvas, etc.).



A preocupação com a conscientização dos condutores quanto a esse comportamento de risco é tanta que o Código de Trânsito Brasileiro - CTB prevê uma punição mais severa para quem for flagrado dirigindo embriagado. Está sendo aplicada infração gravíssima, perdendo 7 pontos na CNH, recebe multa de R$ 2.934,70, e ainda perde o direito de dirigir pelo período de 12 meses. Além disso, a Carteira de Habilitação será recolhida pela autoridade e o veículo será retido. Em caso de reincidência dentro de 12 meses, a multa dobra. As mesmas medidas serão tomadas para quem insistir em não fazer o teste de alcoolemia, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa. Além disso, está permitido ao agente de trânsito utilizar depoimentos de terceiros, vídeos, fotos e outras evidências de que o condutor ingeriu qualquer substância antes de dirigir. Cuide-se, e assim estará cuidando a todos ao seu redor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário