31/10/2018

Segredos para a bateria do seu bruto durar mais

Um motorista atento se preocupa em cuidar do caminhão nos mais pequenos detalhes. Todas as peças do seu bruto são fundamentais para o bom funcionamento do veículo, e com algumas atitudes simples é possível fazer que se conservem por mais tempo. 


Desta vez, falaremos da bateria. Parte do coração do seu caminhão, sem ela ninguém sai do lugar. O que pouca gente sabe é que algumas atitudes muito comuns causam o desgaste mais rápido deste item. É possível aproveitar toda sua vida útil de maneira mais eficiente com estas dicas: 

1. Evite dar múltiplas partidas no motor em curtos espaços de tempo

As baterias possuem um número de ciclos determinado em sua vida útil. Cada partida consome muita carga rapidamente. Considerando que são reações químicas, o ácido vai desgastando as placas da peça. Por isso, evite desligar o motor em congestionamentos: ainda que seja para economizar combustível, isso encurtará a duração da sua bateria. 

2. Desligue os equipamentos eletrônicos 

Sempre que desligar o caminhão, tenha certeza de deixar desligados também os faróis, o rádio e outros equipamentos eletrônicos. Assim, a bateria não seguirá jogando energia aos itens que ficaram acesos. Além disso, na hora de dar novamente a partida, o pico de energia gasto pela bateria será suavizado se estes equipamentos estiverem desligados. 

3 – Verifique a procedência dos acessórios

Instalar equipamentos de alto consumo, como sons muito potentes, também vai exigir mais do conjunto alternador de baterias, especialmente quando o som é ativado com o motor desligado. Outros acessórios de origem duvidosa podem não passar por verificações de consumo de corrente, podendo drenar mais carga de bateria em pouco tempo. 

4 – Faça checagem regularmente 

É claro que a manutenção preventiva estaria nesta lista. Fazer a checagem e limpeza dos componentes da bateria e acessórios elétricos evitará possíveis problemas como mau contato, que provoca a perda de carga. O alternador merece atenção especial, afinal é o responsável por aproveitar o giro do motor e transformar a energia mecânica em elétrica. 

5- Desconecte a bateria em paradas longas 

A central de injeção, o alarme e alguns outros componentes estão sempre ligados na bateria. Apesar de consumirem pouco, se o motor não for colocado em funcionamento para proporcionar a recarga, a bateria do caminhão ficará zerada. Neste caso, desconectar o terminal positivo é uma opção para fazê-la durar mais.

Pequenas atitudes fazem toda a diferença para uma viagem eficiente e um caminhão duradouro. Agora que você sabe um pouco melhor como aproveitar a vida útil da bateria de caminhões no dia a dia, compartilhe a informação com seus colegas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário