21/01/2019

Tabela Fipe: como saber o valor do seu carro?

Todas as pessoas que já compraram ou negociaram automóveis ouviram falar da Tabela FIPE. Ela é a principal referência de valores para o mercado de carros usados e seminovos, e inclusive para o cálculo de seguros e tributos como o IPVA. Porém, isso não quer dizer que os preços da tabela sejam seguidos à risca, o que ainda gera dúvidas na hora fechar um negócio.

Por que os valores variam?

A Tabela FIPE é atualizada mensalmente, pois ela nada mais é do que um cálculo do preço médio dos veículos segundo análises do mercado atual no Brasil. São coletados os preços de carros, motos e caminhões novos, seminovos e usados e logo são descartados os preços muito altos, muito baixos ou com discrepâncias estatísticas. Os números restantes resultam em uma média de valor para cada modelo de veículo, que é o que aparece na tabela.

Como é um índice de referência, essa informação pode ser usada apenas como base para uma negociação. Não é um preço definitivo, então fatores como o estado de conservação, região do país onde está sendo vendida (picapes são mais valorizadas no centro-oeste, por exemplo), entre outros itens podem influenciar na variação do preço para cima ou para baixo em uma venda.

O proprietário também tem o direito de cobrar o valor que acha o mais justo para aquele veículo, podendo pedir um preço mais alto por um veículo raro ou com quilometragem extremamente baixa, por exemplo. Já os carros anunciados em lojas e sites de venda podem ter o valor acima da tabela FIPE por incluir comissões.

Como saber o valor do seu carro na Tabela FIPE?

Para pesquisar o preço referente ao veículo que você está comprando ou vendendo, basta entrar no site da FIPE clicando aqui. A consulta pode ser feita especificamente para caminhões, carros ou motos, e para facilitar a busca é possível refinar com a marca, versão, motorização e ano-modelo do automóvel em questão. Lembre-se: esses valores podem ser utilizados apenas como base. É importante verificar a quilometragem, a conservação do veículo, a possível presença de customizações, entre outros fatores para definir um preço final de compra ou venda.

A Carboni Fiat tem a melhor avaliação de usado, você encontra a valorização que espera no seu seminovo e ainda tem a garantia de estar comprar um carro de uma concessionária séria com carros seminovos de procedência e veículos zero quilômetro com infinitas possibilidades, entre em contato pelo whats e conheça nosso estoque!

2 comentários:

  1. A tabela FIPE mostra o preço médio nacional, mas isso varia por região. O www.egiraf.com mostra a média nacional, por estado e por cidade, é só filtrar como desejar. E também não é obrigatório preencher a versão. EXEMPLO: Honda City 2016 Automático em São Paulo, SP
    https://www.egiraf.com/br/carros?l=S%C3%A3o+Paulo%2C+SP&c=Honda+City&ymin=2016&ymax=2016&t=automatico&s=pa

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa matéria, vou indicar aos vendedores de Loja de carro seminovo em SP, bacana expor essa informação, util!

    ResponderExcluir