13/02/2019

Como planejar a gestão da manutenção preventiva da sua frota

Existem muitos recursos que podem ser considerados na hora de pensar na redução de gastos de operação de transporte. Um deles é a manutenção preventiva da frota. É possível diminuir custos adotando essa prática, que é muito importante também para a segurança e eficiência na prestação de serviço da sua empresa.

Quer saber mais? Confira a seguir algumas dicas a considerar para planejar as manutenções de forma eficaz na sua transportadora.

Dicas para planejar a gestão da manutenção preventiva

O primeiro passo para realizar um trabalho efetivo e evitar custos excessivos é realizar o planejamento estratégico. É fundamental criar um plano de manutenções ficar de olho nas estimativas de quando as paradas e os custos ocorrerão para cada veículo da frota. A criação de uma agenda faz com que se evite custos inesperados ou acima do que estava previsto no orçamento.

Com um sistema de gestão, criar indicadores que ajudarão a coletar informações específicas da frota será importante para acompanhar os resultados das operações. Dados referentes às revisões e consertos necessários podem ser coletados de maneira mais acertada, otimizando os processos.

Para transportadoras maiores, adquirir e organizar as peças de reposição mais necessárias com antecedência e em maiores quantidades também é uma atitude que pode reduzir custos. É importante que estas peças sejam originais de fábrica, pois itens de segunda mão tendem a durar menos e causar danos ao veículo. Já as empresas menores normalmente fazem as revisões de sua frota direto na concessionária autorizada, o que é o mais acertado pelo mesmo motivo: garantia de qualidade e durabilidade das peças.

Outro fator a ser levado em conta é a equipe que opera a sua frota. Contar com profissionais treinados em direção defensiva e preventiva, e comprometidos com o cuidado dos veículos, certamente resultará em benefício para a sua empresa. Para isso, é preciso orientar os motoristas sobre manter a calibragem dos pneus, dirigir a uma velocidade responsável, o momento ideal para as trocas de óleo, entre outras coisas.

Por isso é importante reservar um tempo para desenvolver um plano estratégico para seus veículos. Além disso, programar as manutenções na concessionária autorizada da marca é a melhor maneira de garantir a qualidade e duração das peças. Na Carboni Iveco, todos os check-ups são feitos por profissionais treinados e itens originais de fábrica. A equipe também pode dar assessoria no planejamento da manutenção preventiva do seu caminhão. Agende já a revisão do seu bruto! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário