21/01/2011

Reciclagem - Novo de novo

reciclagem550
Esses produtos são reaproveitados e dão vida a outros objetos
O destino dos resíduos é variado. Há os aterros sanitários, locais apropriados e seguros para depositar dejetos. Os lixões a céu aberto que são perigosos porque contaminam o solo e as águas, colocando em risco a saúde da população. E, por fim a opção mais produtiva, que são as indústrias recicladoras.
Essas indústrias recebem o lixo que você separou na sua casa e com ele produzem novos objetos ou materiais. Dessa forma, após sair da sua casa, o lixo reciclável retornará ao ciclo produtivo e pode muito bem voltar às suas mãos com nova utilidade. Veja abaixo os principais itens reciclados no Brasil e o que cada um deles origina.
Caixa de papelão: sacos de papel, novas caixas de papelão e papéis para escrever.
PET: brinquedos, enfeites, vassouras, escovas, fibras de poliéster, e tubos, laminados e resinas para a indústria química.
Plástico: baldes, cabides, material de limpeza doméstica, vasos, caixas e acessórios para carro.
Borracha: solados de sapato, adesivos, tapetes para automóveis, sandálias, asfalto.
Alumínio: latas novas, peças decorativas como vasos, latas, caixinhas e enfeites em geral. Acessórios para automóveis e até mesmo bicicletas.
Vidro: matérias primas para a produção de verniz e de isolante para pisos de madeira, peças de artesanato, bijuterias e novas embalagens de vidro.
Papel: novas folhas de papel, produção de papel-toalha, guardanapo e papel higiênico.
Fique ligado! Nos próximos posts mais informações sobre reciclagem!
Fonte: Cartilha Pense Bem – Meio Ambiente produzida pela IPAS – Iniciativa Pró-Alimento Sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário