10/08/2011

Pistas molhadas exigem atenção redobrada


Dirigir é uma atividade que requer muita atenção e bons reflexos. Em condições climáticas adversas, exige atenção redobrada e concentração extra.  Na chuva, os riscos de acidente aumentam uma vez que a visibilidade do motorista é reduzida: os vidros embaçam e os limpadores de para-brisa desviam a atenção. Além disso, a aderência dos pneus no solo é diminuída, devido à mistura entre a água da chuva e os resíduos de óleo, combustível e sujeiras, que tornam a pista escorregadia.
Outro risco é acontecer a aquaplanagem, formação de uma camada de água sobre a pista, que faz com que os pneus percam o contato com o solo. Em caso de aquaplanagem, o motorista deve diminuir a velocidade  evitando pisar bruscamente nos freios para não perder a estabilidade direcional do veiculo, que poderia fazer o mesmo girar sobre seu eixo (efeito “L”).
Em situações de risco potencial, como dirigir sob a chuva, é fundamental diminuir a velocidade do veículo, seja de passeio ou caminhão pesado. Também é importante sinalizar corretamente todos os seus movimentos, como dar setas, por exemplo, para que o motorista de trás não seja surpreendido.
Alguns equipamentos facilitam a condução sob a chuva, como por exemplo os freios ABS e o ASR. Mesmo com estes equipamentos a atenção deve ser redobrada, pois eles auxiliam manobras e o controle da tração , mas evitar o acidente esta nas mãos do Motorista. Ainda assim, é necessário manter-se sempre atento e saber respeitar seus limites. Em caso de chuva muito forte, alagamento ou qualquer outra situação arriscada, o motorista deve parar o veículo em local seguro e esperar por melhores condições de viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário