09/08/2011

Gestão de carreira: a importância de conhecer seus objetivos

A gestão de uma carreira parte de algumas perguntas que fazemos a nós mesmos, com a intenção de traçar nossos passos de acordo com nossos objetivos. Que tipo de profissional serei? Como é o mercado no qual irei me inserir? Eu tenho competências necessárias para me destacar? Como desenvolver e implementar ações? Como saber se estou no rumo certo?
A gestão de carreira deve ser vista como a gestão de planos e expectativas individuais frente aos planos e demandas organizacionais. Atualmente, especialistas indicam um aumento cada vez maior da ocorrência de profissionais com perfil para construir sua carreira a partir do próprio plano, procurando empresas que forneçam meios para isso.
Embora as empresas ofereçam planos (já traçados) de carreira, é expressivo o número de profissionais, com espírito empreendedor e criatividade, que dão saltos e conseguem evoluir profissionalmente. Em primeiro lugar, estes profissionais possuem em comum a objetividade: sabem onde querem chegar e dedicam seu tempo, energia e estudos a alcançar estes objetivos e apresentar resultados positivos de suas ações. O segredo está em conhecer o negócio no qual está trabalhando e saber aproveitar efetivamente as oportunidades oferecidas por ele. Para isso, é preciso estar preparado.
Carlos Hilsdorf, economista considerado pelo mercado empresarial um dos melhores palestrantes do Brasil, escreveu sobre planos de carreira. “Trabalhe buscando a excelência e a alta performance, ampliando seus horizontes e buscando intensamente a sua auto-realização. Considere o plano de carreira oferecido pela empresa como a expectativa linear do desenvolvimento da sua carreira, mas dedique-se a realizar seu salto quântico, superando as melhores expectativas a seu respeito.”
Fonte: Carlos Hilsdorf, em  www.carloshilsdorf.com.br;  Max Gehringer, em entrevista ao blog ‘Peça Demissão e Vá Trabalhar”;

Nenhum comentário:

Postar um comentário