03/10/2011

Garrafa PET também pode ser reutilizada na sua horta


Ter uma horta em casa é muito saudável para você e para o meio ambiente, pois você consegue consumir hortaliças sem agrotóxicos e reaproveita materiais que iriam para o lixo.
Além de ser decorativa, a horta caseira deixa um aroma agradável no ambiente. O espaço pode ser pequeno, mas precisa ser ensolarado. Veja dicas de como construir uma horta caseira suspensa, reutilizando garrafas PET.

Material:
- Tesoura, alicate, arame, garrafa PET, isopor, manta benji, terra preparada, hortaliças.
Como fazer:
- Com auxílio da tesoura, faça furos grandes em cada uma das saliências do fundo da garrafa.
- Em seguida, corte uma janela na lateral do recipiente na parte intermediária. Para preparar o substrato que fica no fundo, vários materiais podem ser utilizados como, por exemplo, argila expandida e pedra britada, mas como a sugestão é um vaso suspenso, a escolha do material é importante. Neste caso usaremos isopor reaproveitado para ficar mais leve.
- Cubra o fundo da garrafa com pedaços de isopor. Em seguida corte em círculo a manta de drenagem e coloque sobre o isopor cobrindo-o totalmente. O círculo deve ter o diâmetro um pouco maior que o diâmetro da garrafa.
- Em um recipiente separado, prepare a terra. Para este tipo de plantio ela deve ser composta por 50% de terra comum e 50% de terra preta. Preencha a garrafa PET até a metade com o preparado. Coloque sua hortaliça e ajeite bem, em seguida, adicione mais um pouco. Para que o solo fique firme, dê uma leva batidinha sob a mesa.
- Complete com mais um pouco de terra até ficar um dedo abaixo da altura da ‘janela’. Este espaço é importante para que a água não transborde quando a hortaliça for regada.
- Para finalizar, faça um gancho com o arame e amarre-o no gargalo da garrafa.
Confira o vídeo abaixo.


 
Fonte: site www.blogiveco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário