21/09/2012

As tecnologias e inovações da Iveco para o futuro da mobilidade

A Iveco está comprometida a pesquisar diariamente novas soluções tecnológicas, principalmente para atender as demandas de uma crescente necessidade por mobilidade sustentável combinada a um crescimento econômico e reduzidos impactos ambientais.

Neste contexto de inovação, originou-se o “Iveco Dual Energy”, um conceito futurista para os chassis de veículos comerciais que está sendo mostrado na área de inovações na 64ª edição da Feira Internacional de Veículos Comerciais (IAA) em Hanover, na Alemanha. A nova tecnologia propõe um sistema extremamente flexível para os caminhões leves, capaz de alterar sua fonte de energia (elétrica ou híbrida) de maneira prática, permitindo a escolha da solução mais apropriada para realizar a operação de transporte.


O “Iveco Dual Energy” baseia-se na utilização de dois tipos diferentes de tração. Um é exclusivamente elétrico, indicado para áreas urbanas e de baixo tráfego, que garante emissões reduzidas de poluentes e baixos níveis de ruído. A outra tração é a híbrida (termoelétrica), adequada para viagens de longa distância, como trechos intermunicipais, com redução de consumo de combustível e de emissões de CO2 em até 25%. Ao alternar entre esses dois tipos de tração, o veículo consegue praticamente “zerar” as emissões de poluentes, sem perder a rentabilidade nas operações de transporte.

Na mesma área em que é exposto o conceito “Iveco Dual Energy”, há cinco bancos de motorista em exposição (quatro do Daily Minibus e um do Stralis) para demonstrar o airbag ”D-air”, uma tecnologia originária do mundo das corridas de motocicletas de alta cilindrada. Desenvolvido pela Dainese, o “D-air” é um airbag com material especial altamente resistente para oferecer a máxima proteção e ergonomia, com tempo total de ativação de 45 milésimos de segundos. O conceito de um “escudo protetor” que envolve o corpo dos passageiros foi concebido especialmente para introduzir um novo paradigma de proteção passiva, absorvendo fortes choques em uma quantidade mínima de espaço.

Sempre atenta às tecnologia de combustíveis alternativos entre veículos comerciais, em 2009, a Iveco lançou um projeto pioneiro no Brasil. Em parceria com a Itaipu Binacional, a montadora lançou o primeiro caminhão do país movido à energia 100% limpa e renovável e totalmente livre da emissão de poluentes no meio ambiente: o Daily Elétrico. O veículo está exposto no IAA, onde os visitantes podem conferir de perto o seu funcionamento.

O diretor da plataforma de veículos leves, médios e semi-pesados da Iveco, Alexandre Serretti, explicou como funciona o Daily Elétrico, que pode ser carregado por meio de uma tomada comum em uma residência. Confira:



Nenhum comentário:

Postar um comentário