14/12/2012

IFC fará isolamento da primeira casa neste domingo (16)



O Projeto de Isolamento Térmico de residências de famílias carentes em Videira-SC vai atender a primeira casa neste domingo (16). A casa fica localizada no bairro Vila Verde e será a pioneira entre 15 moradias que serão atendidas pelo projeto até agosto de 2013. O trabalho será iniciado às 8 horas por alunos e professor do Instituto Federal Catarinense (IFC).

As mantas térmicas tem dimensão média de um metro quadrado e serão instaladas no teto e nas paredes. Para avaliar a eficácia do isolamento, o projeto vem realizando medição da temperatura, sempre por volta do meio-dia. Após a instalação das placas a medição continuará sendo feita no mesmo horário e período. O objetivo é mensurar de forma objetiva a eficácia das placas, além da utilização dos dados para produção de artigos científicos.

IFC paralisa coleta
Graças à mobilização e ajuda da população em poucos meses o IFC já tem a quantia necessária para finalizar o projeto (24 mil caixinhas). A coleta foi realizada em parceria com a comunidade e também com o Programa Hábito Legal que realizou duas ações no Largo da Estação, aonde foram coletadas metade desta quantia. Em janeiro o Hábito Legal e o IFC realizarão a última coleta no Largo da Estação. Por isso, o Instituto não fará mais a busca dos materiais em residência e estabelecimentos, reservando a coleta para a ação em janeiro de 2013.

Material sujo x descarte das caixas
Muitas vezes, as caixas ficam com resíduos de leite, o que danifica o material e causa mau cheiro, inviabilizando o uso para a forração de casas. Por isso, na última ação de coleta – em janeiro - o IFC pede para que a população entregue as caixas já lavadas e recortadas evitando o descarte e perda de material e otimizando os esforços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário