08/05/2014

Prefeito de Caçador visita Granja Taquara Verde da Agropecuária Carboni

O prefeito do município de Caçador-SC, Beto Comazzetto acompanhado do intendente de Taquara Verde, Pedro Serafim, e o diretor da Defesa Civil de Caçador, Sérgio Eloy Bisotto, visitaram as obras da Granja Taquara Verde – Topigs da Agropecuária Carboni - o projeto contempla capacidade para 2.400 matrizes suínas e produção de reprodutores para comercialização, tudo isso em 12 galpões, dez casas para funcionários em uma área total construída de 30.500 m².

O objetivo da Granja Taquara Verde será a multiplicação de material genético, produzindo reprodutores suínos machos e fêmeas para o mercado local e regional. A partir das 2.400 matrizes em produção a serem mantidas nas instalações, espera-se produzir e comercializar anualmente 19.453 fêmeas para reprodução, 10.475 suínos terminados de 115 quilos, e 36.576 leitões de 20 quilos.

O projeto está dimensionado para atender a movimentação de animais durante as diferentes fases de criação: reposição, gestação, maternidade, creche e recria.

O desdobramento das metas permitirá obter os seguintes volumes de produção:

- Partos por semana – 112
- Inseminações por semana – 125
- Nascidos vivos por semana – 1.400 leitões
- Desmamados por semana – 1.302 leitões
- Descrechados por semana – 1.282 leitões
- Vendidos por semana – 1.256 suínos

Tratamento de dejetos
A unidade mecanizada e automatizada de compostagem executa o tratamento dos dejetos provenientes da suinocultura. Os dejetos suínos são ricos em nitrogênio, que em contato com um substrato (massa de maravalha, serragem, palhas, capins, etc), ricos em carbono, propiciam condições para o desenvolvimento do processo de degradação da matéria orgânica em um meio aeróbico.

O produto final gerado na unidade de compostagem na Granja Taquara Verde constitui-se de composto orgânico de excelente qualidade, podendo ser exportado para diferentes regiões, diminuindo consideravelmente o impacto ambiental causado pelos dejetos suínos.

O prefeito Beto Comazzetto declara que a chegada de uma grande empresa como esta no distrito de Taquara Verde representa muito para Caçador-SC. “Estamos acompanhando de perto a vida dos moradores desta comunidade e sempre nos deparamos com histórias de pais e mães de família que acordam de madrugada e saem para trabalhar em outros municípios do Meio Oeste e Oeste para poder prover o sustento da família e com isso ao longo da semana ficam muito pouco tempo em contato com os filhos e demais familiares, sem tempo também para cuidar da própria casa. A Granja Taquara Verde irá oferecer empregos diretos e com isso mudar um pouco essa realidade. Nosso objetivo sempre foi esse, gerar divisas ao município com a chegada de empresas de grande porte para fortalecer a economia, mas também melhorar as condições de vida dos moradores da Taquara Verde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário