31/05/2016

Cuidados nas estradas com a chegada do inverno

O Brasil possui estações do ano bem definidas. Enquanto o verão é bem quente, o inverno costuma ser bem frio, principalmente à noite. Já pensou nas estradas, então? É preciso estar sempre bem agasalhado para evitar resfriados e indisposições.

Separamos hoje algumas dicas para você cuidar da sua saúde e também da vida útil do seu caminhão em dias frios. Confere com a gente

- Ande sempre bem agasalhado. Essa dica vale principalmente para os motoristas que circulam à noite ou no Sul do país. Deixe uma blusa a mais no carro, use meias confortáveis e, se tiver, calças mais quentes, de tecidos como moletom. Dá até para usar um cachecol de lã e, para proteger as orelhas, toucas de inverno.
- Cuide da sua alimentação. Normalmente, os dias mais frios nos dão vontade maior de consumir alimentos quentes e gordurosos. Uma feijoada, um café quente com leite, não fazem mal. Mas, ainda assim, tenha sempre na boleia uma fruta para não descuidar da saúde.
- Armazene os alimentos com cuidado. Não é porque está mais frio que os alimentos aumentam de validade. Se não forem armazenados corretamente, a chance de perderem continua grande e você não quer comida estragada, não é mesmo?
- Continue fazendo exercícios. Com o frio, os músculos tendem a ficar mais enrijecidos e, consequentemente, você pode sentir aquela “dor nas juntas” com mais frequência. Se exercite entre uma parada e outra e não perca a forma (veja aqui algumas dicas de exercícios fáceis e rápidos para dar mais disposição).
- Seu caminhão também precisa de cuidados, viu? Em épocas de muito frio, aqueça as molas do seu caminhão para não quebrá-las. No frio, elas ficam mais enrijecidas e se for exigido muito delas logo de cara, elas correm o risco de se romper. Ao sair pela manhã, coloque seu caminhão para andar devagar para que elas se aqueçam aos poucos. Fazendo isso, você consequentemente ajuda o motor, o câmbio e os amortecedores. Vale lembrar que os óleos têm sua máxima eficiência de lubrificação quando estão aquecidos.

E aí, preparado para o inverno?

Nenhum comentário:

Postar um comentário