18/06/2018

Usar o cinto de segurança salva vidas

Não é brincadeira: o utensílio pode aumentar em até 80% a chance de sobreviver
 
O uso do cinto de segurança é obrigatório. Disso todo mundo sabe, mas nem todos obedecem. Principalmente quando se trata dos passageiros no banco traseiro. 

Em situações de colisão ou freadas bruscas, o cinto impede que seu corpo se choque com o painel, para-brisas, ou até seja lançado para fora do veículo. Os passageiros sentados no banco traseiro, sem os cintos de segurança, não somente se põem em perigo, como também podem ferir os passageiros dos bancos dianteiros. Numa colisão frontal eles poderão chocar contra o banco à sua frente e causar lesões ao motorista ou ao carona.

Estatísticas sobre acidentes mostram que passageiros que usam corretamente os cintos de segurança, têm um risco menor de se ferirem e uma chance muito maior de sobreviverem num acidente, podendo chegar de 50% a 80% mais probabilidade de evitar lesões. Deve-se compreender que o cinto de segurança não vai impedir acidentes, mas pode atenuar as suas consequências, desde que usado corretamente.

Os cintos de segurança são desenvolvidos tendo por base uma pessoa adulta. Portanto, não devem ser usados por crianças com menos de 1,40m de altura. Para isso, estão as cadeirinhas especiais para bebês. Uma criança pequena solta dentro de um veículo pode morrer em um impacto de apenas 12 km/h, sendo jogadas contra os bancos ou o painel dianteiro. A batida de um carro em um objeto fixo a uma velocidade de 60km/h equivale a cair de um prédio de 4 andares (altura de aproximadamente 14 metros). Se a velocidade for de 80km/h, o impacto equivale ao de uma queda livre de 25 metros.


O cinto está ali para ser ocupado e é uma ferramenta para proteger a todos os que estão dentro do carro. Usá-lo é um ato de responsabilidade e preocupação. Mantenha-os a vista dentro de seu veículo e exija seu uso a todos os passageiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário