09/07/2018

10 dicas para ser um motorista de alta performance

A performance durante uma viagem não depende somente do caminhão. O papel do motorista também influencia no rendimento em qualquer percurso. Para manter a alta qualidade como profissional, é importante ter em mente algumas dicas básicas. 

1. A primeira e mais simples é ter consciência de suas responsabilidades ao volante, conhecendo as leis de trânsito e respeitando os limites de velocidade. Não só a máxima permitida por lei, mas também a que é exigida pela empresa de transporte. Isso fará que o motor tenha um melhor rendimento, pois não será sobre exigido. Além disso, andar na velocidade recomendada em dias de sol ou de chuva facilita a frenagem a distâncias mais curtas. 

2. Conhecer as regras de direção defensiva, sem ser imprudente, despreparado ou negligente. Para resultados excelentes, é necessário dirigir com responsabilidade e atenção. E isso é desde o mais básico, como usar corretamente o cinto de segurança ou ligar a seta antes de dobrar ou fazer alguma manobra na pista. 

3. Nunca ao volante: bebidas alcoólicas, drogas e medicamentos. Qualquer substância entorpecente altera seus reflexos e debilita sua concentração na estrada. Em caso de acidente provocado por condutores alterados, estes serão responsabilizados criminalmente.

4. Aperfeiçoar-se e participar de treinamentos, cursos de reciclagem e outras qualificações. Atualmente, muita tecnologia avançada está entrando à cabine do caminhão, e é necessário estar preparado para usá-la de maneira segura e econômica.
5. Ter boa atitude frente a contratempos. Não importa quanto conhecimento ou habilidade o motorista tenha, se no momento em que tenha que aplicar fique nervoso ou assustado. A ideia é não entrar em pânico em uma emergência e ter presença de espírito para decidir e executar a melhor ação para cada momento. Às vezes é difícil, claro, mas o importante é estar constantemente tentando superar estas barreiras.

6. Alimentar-se bem é um item muito importante para que o condutor tenha uma viagem tranquila. Prefira comidas leves e de fácil digestão para não ser pego de surpresa no meio do caminho. 

7. Junto a isso estão os cuidados gerais com a saúde. Faça consultas periódicas para conferir se está tudo bem com você, e respeite os tratamentos recomendados pelo médico. Corpo e mente saudáveis significam energia, bons reflexos e segurança na viagem.

8. Vista-se confortavelmente. Roupas que não limitem movimento ajudam a enfrentar as longas horas no volante. Não é aconselhável dirigir sem camisa ou descalço e é PROIBIDO dirigir de chinelo.

9. Usar o caminhão de maneira eficiente. Um motorista que executa operações como acelerar e frear de maneira responsável, ocupar corretamente o câmbio, entre outros detalhes, vai reduzir o desgaste do veículo. Assim, diminui a frequência de manutenção e reparo, sendo um aporte para a economia da empresa. Essa postura funciona em conjunto com a condução responsável, que contribuirá na redução de acidentes.

10. A última dica é ser profissional, pontual e responsável com suas tarefas. Um motorista que cumpre prazos e entregas é um motorista de excelência. Para isso, lembre-se de calcular seu tempo de viagem tendo em conta possíveis contratempos como trânsito intenso, obstáculos na pista ou condições climáticas difíceis.

Esforce-se por iniciar sua jornada descansado, bem alimentado e lúcido. Calcule a viagem com algumas horas a mais, para dirigir tranquilo e ainda assim respeitar os prazos. Tenha paciência e saiba lidar com os demais motoristas e pedestres. Assim, você será um verdadeiro profissional e um exemplo para os demais motoristas na estrada. Seja consciente e boa viagem!

3 comentários: