03/08/2018

Quanto tempo cada droga age no organismo humano?

As drogas podem ser ilícitas ou lícitas, como o tão comum álcool. A duração de cada uma no organismo vai depender do metabolismo, que será responsável por expelir a substância do nosso corpo. 

Enquanto vão sendo metabolizadas, as drogas interferem na produção do sangue e da urina, sendo assim facilmente detectadas por testes toxicológicos. O álcool, a droga mais comum, pode ser detectada no sangue até 12 horas após seu consumo. Já na urina, pode aparecer até cinco dias depois daquela cervejinha no fim de semana. Claro que isso vai depender da quantidade consumida. Quanto mais, maior a duração da substância no seu organismo. 

No sangue, a cocaína pode ser detectada até 48 horas após o uso. A morfina permanece menos tempo, até 8 horas. Aqui um gráfico da duração no sangue de algumas drogas existentes no Brasil:
Já a urina é mais eficaz para detectar substâncias no corpo. Isso por que o fígado joga todos os resquícios para os nossos rins, que vai liberando a sujeira aos poucos. A maconha, por exemplo, pode ser detectada entre seis dias a um mês depois de ser consumida, dependendo da frequência e quantidade. A cocaína será encontrada em até quatro dias.
Além da urina e sangue, um teste muito mais acurado pode identificar o consumo das drogas a partir de amostras de cabelo. As substâncias podem ser detectadas dessa forma por até 3 meses após seu consumo, uma vez que resquícios de praticamente tudo permanecem em nossos folículos por este período. Esses dados, é claro, são uma média. O tempo varia de pessoa para pessoa, já que temos metabolismos diferentes. 

O mais importante aqui é saber que mesmo sendo só uma latinha de cerveja, seu metabolismo já estará alterado e seu corpo não estará respondendo normalmente. Lembre sempre: se for dirigir, não consuma álcool nem entorpecentes. Cuide-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário