09/11/2018

Caminhão Seminovo: 5 dicas para acertar na compra

Muitos transportadores investem em caminhões seminovos como o investimento inicial para entrar no mercado rodoviário. Entre os motivos, o principal é o valor: mais barato do que um veículo zero km.

A renovação constante da frota de caminhões no Brasil aumenta também a oferta de veículos seminovos no mercado. Atualmente, é possível encontrar disponíveis modelos mais atuais, com menos de 5 anos, o que muitas vezes faz o negócio valer a pena.

Porém, na hora de escolher o seu bruto é importante observar alguns detalhes fundamentais. Confira estas dicas e acerte na compra do seu seminovo:

1 – Saiba a aplicação

Ter em mente qual será a aplicação para o caminhão é um passo que fará toda a diferença. Na hora de comprar, perguntar para que tipo de trabalho cada modelo foi usado dará uma ideia sobre a capacidade de cumprir com o que você necessitará. Assim, o retorno com o investimento será melhor garantido, já que adquirir um veículo muito pequeno ou muito grande poderá se transformar em custos desnecessários.

2 – Fique de olho com a manutenção

Opte apenas pelos caminhões revisados, pois isso indica que o dono anterior era cuidadoso e que o bruto estará em melhor estado de conservação.

3 – Faça o Check-up completo

Revise o caminhão em detalhes. Ligar o veículo e escutar o motor é apenas um dos principais passos a seguir. É importante verificar também o alinhamento entre os painéis da lataria, portas e outras aberturas para ver se o veículo já esteve envolvido em algum acidente. Outros itens são:

- Buscar por possíveis vazamentos embaixo dos chassis;

- Ver se o líquido de arrefecimento está sujo, o que pode causar superaquecimento;

- Examinar a limpeza do filtro de ar e do motor;

- Verificar se foi realizada a revisão de caixa e diferencial;

- Testar o freio de estacionamento e ver se está soltando fumaça em excesso, além de verificar que não haja vazamento de ar no escapamento;

- Verificar o funcionamento dos controles internos, como botões, luzes, vidros elétricos, entre outros;

- Verificar a suspensão, pois molas e junções com defeito indicam uso severo e falta de manutenção, tornando o caminhão instável;

- Comparar a quilometragem do veículo com sinais de desgaste. Os volantes, pedais e outros itens muito desgastados em um caminhão com pouca rodagem podem indicar que a quilometragem foi adulterada.

4 – Revise os documentos

Assegure-se de conferir a documentação do veículo. Garanta que as plaquetas de identificação do chassi, motor e cabine estão presentes e batem com as numerações no RENAVAM. Confira também se há pendências judiciais ou administrativas que podem impedir que você transfira o caminhão para o seu nome.

5 – Compre em um lugar de confiança

Ao escolher a Carboni, você poderá adquirir o caminhão já revisado, com garantia e plano de manutenção. Além disso, eles vão assegurar a validade dos papéis antes de colocar o caminhão à venda.

Adquirir um caminhão usado é uma atitude que, se bem planejada, será um investimento valioso para o seu futuro financeiro. Escolher o modelo correto vai garantir menos riscos de ficar parado na estrada no meio de uma importante entrega.

Para fazer a compra certa, visite o site da Carboni Seminovos e agende sua visita à concessionária mais próxima. São diferentes marcas disponíveis, com revisão garantida e facilidades no financiamento. É a oportunidade para investir no seu negócio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário