05/03/2019

Conheça as vantagens de terceirizar o transporte em sua empresa

Com as crescentes exigências dos consumidores por imediatez e eficiência nas entregas, além da alta demanda no transporte, fez-se cada vez mais necessário planejar estrategicamente a logística dentro das empresas. Uma das soluções encontradas e que vem se tornando cada vez mais comum é a terceirização do transporte.

Se você está pensando em contratar este serviço em vez de adquirir sua própria frota, fique de olho: é uma decisão que deve ter tomada com cuidado. O mais importante é saber as vantagens e possíveis desvantagens que esta implementação pode trazer para a sua empresa.

Por isso, reunimos aqui alguns pontos principais que devem ser considerados. Dá uma olhada:

1- Redução de custos

A logística é uma das áreas que gera mais gastos dentro de uma empresa. Se você possuir transporte própria, arcará com os custos de combustível, manutenção, equipe e renovações de frota. A contratação de uma empresa terceirizada para lidar com o transporte é uma decisão que ajuda a controlar esses gastos, sendo que você não precisa investir em aquisições e reduz a mão de obra contratada.

2- Foco em sua atividade

O transporte terceirizado também permite que você concentre o foco na atividade principal da sua empresa. Você se preocupa em produzir e vender, e a transportadora parceira terá a responsabilidade pelo serviço de entregas.
Se sua empresa é uma transportadora, pode por exemplo contratar um software de gestão e liberar-se da burocracia das inúmeras planilhas, relatórios e controles manuais. Assim, se tornará mais competitiva.

3- Qualidade no serviço

Normalmente, decidir por terceirizar a logística em uma empresa tem entre seus objetivos a otimização de resultados. Uma empresa parceira eficiente pode ter muito a contribuir, inclusive atraindo e fidelizando novos clientes. Por isso, é muito importante escolher com cuidado a transportadora que será responsável por entregar seus produtos: querendo ou não, ela representará a sua empresa, e qualquer problema cairá também nas suas mãos.

4- Processos simplificados

A contratação de uma empresa especializada e com excelência comprovada na prestação de serviços do transporte ajudará a simplificar os processos dentro do seu negócio. Isso é porque a parceira consegue operar com mais qualidade e experiência, reduzindo erros e desperdício de recursos, sejam financeiros ou humanos.

Dentro disso, alguns detalhes devem ser analisados antes da tomada de decisão.

Provavelmente, você encontrará uma alta variação de preços entre as empresas de transporte disponíveis no mercado. Isso acontece, principalmente, pela diferença nos serviços e produtos ofertados por elas. Por isso, é importante avaliar o que esse custo inclui, e pedir comprovação da qualidade do serviço prestado. Escolha também uma transportadora que tenha uma cultura organizacional que se comunique com a da sua empresa, assim as estratégias se somarão para um benefício mútuo.

Terceirizar a logística é uma forte tendência para os próximos anos, mas é preciso ter conhecimento das demandas do seu negócio e fazer muita pesquisa de mercado para fechar um bom contrato com a empresa ideal. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário