28/08/2019

Como montar um serviço de frete e transporte de pequenas cargas

Você está pensando em começar uma empresa de frete ou de transporte de pequenas cargas? Aqui damos algumas dicas fundamentais para que você já inicie a atividade com excelência e grandes chances de sucesso. Confira:
O serviço de transporte de pequenas cargas e fretes é aquele realizado por meio de veículos de pequeno porte, como motos, utilitários e pequenos caminhões. O mercado é muito diversificado, sendo que podem ser transportados vários tipos de mercadorias como perecíveis, peças, medicamentos, entregas de e-commerce, cosméticos, insumos, materiais de construção, entre muitas outras. 

O básico de uma empresa de transporte bem-sucedida é a rapidez, confiança, praticidade, bom atendimento e eficácia para o deslocamento das mercadorias. Além do mais, nas grandes cidades onde a circulação de caminhões é controlada, o transporte de pequenas cargas é fundamental para o abastecimento de lojas, supermercados, farmácias e todo tipo de empresas. Por isso, mais que uma oportunidade de negócio, este é um serviço estratégico que integra os demais setores, influenciando diretamente na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento econômico do país.

Principais dicas para montar uma empresa
Uma empresa de frete e transporte de cargas tem como sua mercadoria principal a prestação do serviço de transporte rápido, seguro, pontual e eficaz. No início, é preciso elaborar um plano de negócios detalhado, levando em conta vários fatores como:

Definição da atividade: é importante definir desde o início qual será o principal tipo de transporte que você vai oferecer. Saber se é frete de móveis e encomendas, transporte frigorificado de alimentos, carga fracionada ou outros, é o que vai permitir planejar a compra do veículo mais adequado, a necessidade de equipe com motoristas e ajudantes especializados, e inclusive os tipos de rota que serão percorridas.

Contabilidade: é fundamental elaborar uma planilha inicial contendo o maior número de itens de investimento possíveis, com seus valores incluídos, para ter noção do capital necessário para armar sua empresa de transporte. Quanto mais detalhado for, menor será a probabilidade de ocorrerem problemas por falta de dinheiro em caixa. Nessa conta também deverão ser incluídos os gastos fixos como contas de luz, gasolina, manutenções, salários, impostos, e inclusive em marketing para divulgação do seu negócio. Claro que quanto menores os custos, maior a chance de lucrar.

O capital de giro, que são os recursos guardados para garantir o fluxo de caixa, deve ser realista e conservado, pois através dele você poderá suportar as oscilações de pouca entrada de dinheiro ou da necessidade de investimentos de última hora. Para manter esse capital, o ideal é trabalhar com prazos curtos ou médios, assim não haverá muitos espaços vazios sem receber pagamentos pela prestação do seu serviço.

Estrutura: o planejamento de estrutura considera não só o caminhão ou a frota que se utiliza para o transporte, mas também um escritório adaptado para fazer o controle administrativo do negócio, com estacionamento para os veículos da frota, clientes e colaboradores. Dependendo do tipo do negócio, será necessário um espaço para estoque de cargas.

A organização de um escritório vale também para autônomos, pois é importante ter todos os registros e contabilidade organizados para crescer dentro da sua atividade.

Os serviços de mecânica devem ser realizados na concessionária autorizada mais próxima da sua cidade, dessa forma você tem garantia das peças e serviços e a melhor capacitação técnica para aplicar os reparos na sua frota.. Investir em segurança e planos de manutenção preventiva é muito importante e devem estar considerados nos custos operacionais.

Seguro: Adquirir um seguro para veículos, sempre foi uma das principais preocupações dos transportadores. O número de acidentes, roubos, entre outros contratempos, sugerem ao proprietário do veículo a contratar um seguro. Os veículos de carga precisam de seguro, seja ele individual ou para frotas.

Alguns fatores serão avaliados na hora de adquirir um seguro de caminhão, como é o caso do tipo de caminhão, como rebocadores, reboques ou semirreboques. Outros dados, como o peso do caminhão, o tipo de uso (se é para uso próprio ou de alguma empresa), tipo de carga que será carregada, tipo de carroceria, região de circulação, equipamentos extras, tudo será avaliado.

Você pode contratar o seguro do seu caminhão na Carboni Corretora, que está com uma oferta especial para os clientes que contratarem seguro para caminhões Iveco. Ao comprar o caminhão na concessionária Carboni, você é beneficiado com um bônus de até R$ 800 no Seguro Total.

Logística: O tipo de transporte que você realizar irá definir os trajetos e distâncias a ser percorridos pela sua frota. Mas nunca se deve esquecer que, independentemente do tipo e da distância do trajeto, pontualidade na entrega e qualidade na prestação do serviço continuam sendo fatores primordiais para o sucesso do negócio.

Por isso, ter um planejamento de logística é fundamental. Muitas vezes, ter o estacionamento dos seus veículos próximos ao setor onde você opera é uma boa estratégia. Utilizar ferramentas de apoio como serviços de rastreamento e gestão de frotas são úteis para elaborar uma estratégia eficiente antes mesmo de começar o dia de entregas.

Diferenciação: sabemos que já existem diversas empresas de transporte de pequenas cargas no mercado, por isso, pensar em uma estratégia de diferenciação poderá trazer vantagens na hora de conseguir clientes, pois muitas vezes eles preferem pagar um pouco mais por receber um serviço diferenciado. Estas estratégias podem ser:
- na personalização, entregando benefícios adicionais aos clientes, como prazos express, diferentes formas de pagamento, horários flexíveis de entrega, entre outras ações inovadoras como cartões de fidelidade.

- no foco, especializando-se em um segmento específico do mercado, preocupando-se assim de ter a expertise para atender de maneira efetiva e eficiente esse nicho escolhido.

Investimento em frota
É claro que para oferecer um serviço de frete e transporte de pequenas mercadorias é necessário contar com veículos econômicos e eficientes, que respondam bem à sua atividade. Para facilitar o acesso a caminhões versáteis e adaptados para a circulação urbana, a Carboni Iveco está promovendo uma campanha em parceria com o Banco CNH Industrial, o banco da Iveco, de financiamento com condições especiais para toda a linha leve Iveco Daily.

A linha Daily apresenta grande versatilidade para transporte urbano ou rural. É porque são vários modelos para você escolher, que podem ser adaptados com o implemento ideal para a sua atividade. Além disso, uma grande vantagem é que os veículos Daily podem ser dirigidos com CNH na categoria B, como se fosse um carro normal.

Em parceria com o Banco CNH Industrial, a linha Iveco Daily está disponível com as seguintes condições especiais:

▪ Toda a linha em 12x sem juros com 50% de entrada (válido para pessoas físicas e jurídicas);

▪ Prazo de até 60 meses, com 10% de entrada e taxa de 0,91% ao mês (válido apenas para pessoas jurídicas).

Em ambos casos, a primeira parcela pode ser para 30 ou 90 dias, acrescida de IOF. Estas condições estão sujeitas a análise de crédito do Banco CNH Industrial, e são válidas até o dia 30 de setembro. Não perca tempo! Você pode solicitar sua proposta de orçamento pelo site da Carboni Iveco ou falando diretamente com um dos consultores da concessionária pelo Whastapp clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário