26/10/2012

Granja Carboni está entre as 10 melhores do país no prêmio ‘Melhores da Suinocultura Agriness’


A Granja Carboni III da Agropecuária Carboni, situada na comunidade de Anta Gorda em Videira-SC, conquistou a décima posição na quinta edição do prêmio ‘Melhores da Suinocultura Agriness’, um concurso nacional com mais de 618 unidades produtoras de suínos participantes de 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal, totalizando mais de 400 mil matrizes suínas avaliadas.

Os dados de produção foram tabulados um banco de dados que indicou um ranking classificatório. A Granja Carboni III conta com plantel de 598 matrizes e alcançou a média de 31,36 leitões desmamados por fêmea no ano. Clóvis Crestani, gerente de produção da Agropecuária Carboni, explicou que este prêmio é muito significativo, pois além de competir com um grande número de produtores, demonstra o grande esforço da equipe para alcançar os melhores resultados de produtividade e qualidade. “Este é um belo reconhecimento. Sabemos que o Brasil é um dos principais produtores de carne suína do mundo, essa premiação nos posicionou entre as dez melhores deste exigente mercado, fato que demonstra que estamos no caminho certo e que é possível melhorar ainda mais” pontua Clóvis.



Todo o processo e fórmulas da premiação são auditados por uma comissão técnica formada pelas instituições apoiadoras e as granjas com melhores colocações recebem auditorias in loco (auditorias físicas), garantindo a credibilidade das informações geradas. “Não há na história brasileira outra fonte de dados sobre índices produtivos de granjas de suínos que tenha sido conferida e auditada dessa forma, o que torna o concurso Melhores da Suinocultura Agriness a melhor fonte de dados sobre a eficiência da suinocultura que já tive acesso até hoje” explica o Prof. Dr. Marson B. Warpechowski do LabSISZoot (Laboratório de Sistematização, Análise e Modelagem em Produção e Nutrição Animal), da UFPR. 

O objetivo principal da Agriness com essa premiação é estimular o desenvolvimento dos processos de gestão das granjas tendo como foco a melhoria da produtividade. O Diretor e Presidente da Agriness, Everton Gubert, explica que este ano o campeonato fecha o primeiro ciclo de cinco anos e consolida-se como o maior benchmarking da suinocultura na América Latina e um dos maiores do mundo. “Até então o Brasil não tinha uma referência tão grande e segura a respeito da sua suinocultura”, finaliza Gubert.
Na imagem abaixo você confere os números que deram à Granja Carboni III a 10ª colocação entre os Melhores da Suinocultura Agriness 2011/2012:



DFA: Média de leitões desmamados por fêmea ao ano.
TP: Taxa de parto
RC: Retorno ao cio
MNV: Média nascido vivo
MD: Média desmamado

Instituições apoiadoras:
ABCS: Associação Brasileira de Criadores de Suínos.
ABIPECS: Associação Brasileira da Industria Produtora e Exportadora de Carne suína.
Embrapa – Aves e Suínos.
LabSisZoot (UFPR) – Laboratório de Sistematização, Análise e Modelagem em Produção e Nutrição Animal.
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Fonte: www.melhoresdasuinocultura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário