23/07/2018

7 dicas para chegar no seu destino sem imprevistos

Muitos detalhes na hora de dirigir podem ser cruciais para a segurança da viagem. Todos os motoristas e passageiros desejam chegar sãos e salvos a seus destinos. Por isso, preste atenção nestas dicas que te ajudarão a evitar um acidente na estrada.

Não abuse da velocidade
Comece sua viagem com horas de vantagem para você. Assim, não vai ser preciso correr na estrada, e os possíveis obstáculos na pista não serão um grande problema. Também tem que ter atenção extra em dias de chuva. A chance de derrapagem e colisões traseiras é enorme quando o motorista está em alta velocidade em pista molhada. Outra dica é manter uma distância segura do veículo à sua frente.

Fique de olho na estrada 
Sabemos que é normal ter pequenas distrações enquanto se dirige. Porém, isso é muito perigoso. Usar o celular ao volante, por exemplo, aumentam as chances de colisão ainda que sejam só alguns segundos. Trocar as estações de rádio ou escolher músicas, beber ou comer, fumar, procurar objetos...Qualquer ação que desvie seus olhos da estrada pode ser motivo para um acidente. A gente não consegue fazer várias ações ao mesmo tempo sem perder eficiência. Se realmente precisar fazer outra coisa, pare o carro. 

Tenha a manutenção em dia 
Falhas também podem ocasionar acidentes. Por isso, fique atento na manutenção do veículo. Faça revisões nos pneus, parte elétrica e mecânica. Respeite as manutenções programadas ainda que não pareça ser necessário. Todo cuidado é pouco! 

Tenha cautela
Você pode até ter a preferencial, seja em um cruzamento ou para entrar em uma rodovia, mesmo assim fique atento e não siga sem observar o que está à sua volta. Nunca se sabe quando haverá alguém apressado, depois que acontece o acidente pode ser tarde demais para reivindicar a razão.

Descanse bem
Muitos motoristas, na ânsia de atenderem prazos, acabam fazendo jornadas de trabalho exaustivas e sem paradas. Isso certamente vai refletir no desempenho e atenção ao volante. Agora respeitar as jornadas de trabalho é lei. É importante que seja cumprido por ambos os lados: empresa e motorista. O tempo de descanso sempre deve ser contado no prazo de entrega. 

Cuidado ao ultrapassar 
Segundo dados do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, as colisões frontais respondem por menos de 4% de acidentes mas provocam quase 20% de mortes nas rodovias brasileiras. É importante ultrapassar apenas em lugares permitidos, afastar-se um pouco do veículo da frente para ver se o caminho está livre, e manter os faróis baixos acesos até durante o dia, - o que já é obrigatório. Para um caminhão, também é importante observar e calcular se o espaço disponível para a ultrapassagem será suficiente para o porte do veículo. 

Não use entorpecentes 
Não deveria ser necessário relembrar que dirigir alcoolizado ou drogado é PROIBIDO. Também alguns remédios usados, mesmo por recomendação médica, alteram nosso estado geral, prejudicando nosso desempenho ao volante. Evite tomá-los, ou não dirija após o seu consumo. 

Respire fundo e siga seu rumo 
O veículo da frente decide parar ou dobrar bruscamente sem aviso, ou alguém está colado atrás de você, buzinando ou fazendo pressão. É difícil não se estressar, mas tente manter a calma e siga em frente. Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário