A Iveco Bus marca da CNH Industrial, e a Caio Induscar apresentam ao mercado o SoulClass, primeiro micro-ônibus inclusivo do país. O conceito do projeto é baseado em aspectos como acessibilidade para os passageiros com mobilidade reduzida e benefícios para o operador, solução obtida por meio do inovador Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), da marca Elevittá.
Humberto Spinetti, Diretor de Negócios da Iveco Bus para a América Latina, ressalta que o mercado de transporte de passageiros necessita, cada vez mais, de veículos que ofereçam bem-estar e inclusão aos ocupantes, e que possibilitem ao empresário ter retorno financeiro na operação. "Aumentamos nosso leque de produtos com um veículo que, além de proporcionar um conceito de experiência em acessibilidade ampliada, se destaca pelo baixo custo operacional e pelo melhor consumo de combustível do segmento", explica o executivo.
O modelo possui características de carroceria e chassi inspiradas em automóveis, que o tornam único e à frente de seus concorrentes. O projeto do SoulClass se enquadra nas regras da portaria 269 do Inmetro, que entrará em vigor em julho, e exige dos novos ônibus do segmento rodoviário equipamentos para embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, disponibilizados também para outras versões, como os escolares.
O SoulClass, nas versões executivo e escolar, proporciona máxima performance e maior economia com o motor FPT Industrial F1C de 3 litros, injeção eletrônica tipo common-rail, 4 cilindros em linha e 16 válvulas, totalizando 170 cv, o mais potente da categoria. "Outro destaque é a tecnologia FPT Industrial EGR, que faz com que o veículo não necessite do uso do Arla 32", afirma Gustavo Serizawa, Gerente de Marketing de Produto da IVECO BUS para a América Latina.
Além da tecnologia, componentes do SoulClass também foram pensados para aumentar a segurança, o conforto e a suavidade ao rodar durante a viagem. Para isso, o modelo conta com suspensão de feixes de molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora, caracterizando maior absorção de impactos.
Já o design da carroceria foi concebido a partir de conceitos automotivos, com características como lanternas traseiras em led, capô com acionamento interno e grade frontal removível, facilitando o acesso ao motor e componentes posicionados na parte externa do veículo, e tampa traseira em alumínio, que proporciona maior leveza à carroceria. “A tradição da Caio Induscar em produzir carrocerias robustas e versáteis aliou-se neste produto a um design inovador com características singulares, que ressaltam nossa vocação em antecipar tendências”, ressalta Maurício Lourenço da Cunha, Diretor Industrial da Caio Induscar.
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