20/07/2019

Conheça o processo de compra de um Fiat para pessoa portadora de deficiência

Na Carboni Fiat há oportunidades para todos os que sonham em dirigir um carro 0km. Por isso, o novo modelo Fiat Cronos, sedã com design esportivo cheio de conforto e tecnologia, vem também na versão especial para Pessoas com Deficiência (PCD). O veículo está totalmente adaptado para as necessidades de uma pessoa com limitação de movimentos, permitindo que ela dirija confortavelmente seu próprio carro.

Carros que se enquadram nessa modalidade
  • Mobi 
  • Novo Uno
  • Argo
  • Grand Siena 
  • Cronos
As pessoas com deficiência ou capacidade motora reduzida recebem descontos exclusivos na compra de veículos. Para adquirir seu Fiat para PCD, é preciso seguir alguns passos. Mas não se preocupe, pois a equipe de vendedores da Carboni está preparada e disposta a acompanhar todo o processo até que você receba as chaves do seu novo carro. Temos consultores especializados para fazer o processo e encaminhar a documentação e oferecemos acompanhamento em todo processo sem custo algum para o cliente! 
Confira a lista abaixo para entender um pouco melhor sobre o processo de compra de um carro para PCD.

1. Diagnóstico e Relatório Médico

O primeiro documento que você terá que apresentar são os exames médicos que comprovam sua patologia, e um relatório assinado pelo médico responsável concluindo o diagnóstico.

Poderão ter direito ao benefício:

- as pessoas com limitações físicas totais ou parciais que dificultem o desempenho de funções;

- as pessoas com limitações visuais, com acuidade igual ou menor que 20/200 (tabela de Snellen) no melhor olho mesmo após correção, com campo visual inferior a 20ᵒ, ou ocorrência de ambas situações.

- as pessoas com doenças mentais severa ou profunda, ou com autismo.

Entre as situações incluídas estão as Amputações, Artrite, AVC, alguns tipos de Câncer, Doenças degenerativas, Encurtamento de membros e más-formações, Esclerose múltipla, L.E.R, Nanismo, Paraplegia, Parkinson, entre outros. Fale com nossos consultores para saber mais. 

2. Laudo dos Peritos do Detran

Leve os documentos anteriores aos médicos do SUS ou do DETRAN para emitir os laudos para isenção fiscal e para emissão da CNH especial. Esse processo também pode ser feito em clínicas credenciadas ao DETRAN.

3. Nova CNH para PCD

Com o laudo do DETRAN em mãos, é hora de encontrar uma Autoescola ou CFC autorizados a ensinarem a Pessoas com Deficiência como dirigir. Após concluir todos os exames de direção, você poderá emitir a sua CNH Especial. Com a carteira em mãos, será possível conseguir isenções de IPI, IOF, ICMS e IPVA.

4. Isenção do IPI e IOF

O próximo passo é solicitar as isenções fiscais sobre seu novo Fiat. Para o IPI e IOF, compareça à Delegacia Regional da Receita Federal mais próxima de sua casa com os seguintes documentos:

· Formulário de pedido de isenção de IPI fornecido pela Receita Federal.

· Laudo Médico e CNH (duas cópias autenticadas pelo Detran).

· Duas cópias autenticadas em cartório do CPF, RG e comprovante de endereço.

· Cópia simples da última declaração do Imposto de Renda. Se não for declarante, apresentar cópia da declaração de Isento. Se for dependente, levar declaração do responsável legal.

· Documento que prove regularidade de contribuição ao INSS. Caso não se enquadre, preencher declaração sob as penas da lei de não contribuinte do INSS.

5. Isenção do ICMS

Para pedir a isenção do ICMS, apresente os seguintes documentos à Secretaria da Fazenda da região:

• Kit de requerimento de isenção de ICMS assinado com firma reconhecida, conseguido no posto fiscal da Secretaria da Fazenda.

• Laudo médico original e cópia da CNH autenticada pelo DETRAN.

• Cópia autenticada por cartório do CPF, RG e comprovante de endereço.

• Carta do vendedor, fornecida pela Carboni Fiat.

• Cópia simples da última declaração de Imposto de Renda (Ano vigente).

• Comprovantes de capacidade econômica financeira.

6. Isenção do IPVA

Esse é o último passo. Após a compra e a devida documentação do seu novo carro, você poderá pedir a isenção do IPVA com os seguintes documentos:

• Kit de requerimento de isenção de IPVA preenchido.

• Laudo médico (uma cópia autenticada).

• Cópia autenticada do RG, CPF, comprovante de residência, CNH especial, certificado de propriedade e licenciamento do veículo.

• Cópia da nota fiscal da compra do carro 0km.

• Cópia autenticada da nota fiscal do serviço de adaptação do seu veículo (caso seja necessária alguma adaptação).

• Declaração que irá possuir apenas um veículo com a isenção de IPVA.

Conte com a Carboni Fiat
O consultor da Carboni Fiat estará disponível para responder suas dúvidas e acompanhar todo o processo de documentação sem custo, até que você saia dirigindo seu carro novinho. Conte conosco, aproveite!

Clique aqui para solicitar sua proposta para PCD, ou entre em contato direto com um dos nossos vendedores pelo Whastapp (49) 99918-1500.

Um comentário:

  1. Quem tem prótese no quadril e artrose na juntas diversas e na coluna também tem direito a isenção?

    ResponderExcluir