19/08/2019

O que fazer para usar o celular enquanto dirijo?

Está dirigindo e precisa, urgentemente, usar o celular? O primeiro impulso é diminuir um pouco a velocidade e atender a ligação ou até mesmo ler mensagens com o veículo ainda em movimento. Porém, essa atitude pode causar graves acidentes em apenas milésimos de segundo.
Entenda neste artigo o que fazer para usar o celular com segurança e as consequências de ignorar estas recomendações. Continue lendo!

Celular causa acidentes

Um dos principais perigos de ocupar o celular ao volante, seja para ligações, mensagens ou aplicativos, é o aumento da probabilidade de acidente de trânsito. Um estudo feito pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – Abramet, mostra que o uso do celular ao volante já responde pela terceira maior causa de acidentes de trânsito no Brasil.

Isso é porque, ao desviar a atenção do volante e da pista, o motorista perde a noção de velocidade e de distância percorrida. Além disso, diminui sua capacidade de reagir rapidamente a obstáculos inesperados. Ao direcionar a atenção seletiva para outro lugar que não seja a direção, o cérebro entra em um modo automático. É comum até o motorista não se lembrar dos trechos percorridos enquanto usava o aparelho.

Dirigir ao celular dá multa

Se flagrado, o motorista que estiver dirigindo e ocupando o celular será multado por infração gravíssima. São sete pontos na CNH e o pagamento de R$ 293,47.

A multa pode ainda ser combinada com outro tipo de infração, a condução de veículo sem as duas mãos ao volante, que custa R$ 130,16 e rende mais cinco pontos na carteira. Lembrando que o acúmulo de 20 pontos na CNH dentro de 12 meses resulta na suspensão do direito de dirigir.

De janeiro a julho de 2018, segundo o Departamento Nacional de Trânsito - Denatran, esse tipo de infração resultou na aplicação de 759,7 mil multas em todo o país. Ao longo de 2017, as multas impostas pelo uso de celular ao volante somaram um total de 571,6 mil.

É importante destacar que o flagra não precisa ser apenas quando o veículo estiver em movimento: a multa também vale em semáforos e congestionamentos. Sempre que estiver transitando pela pista, o motorista estará sujeito a penalizações.

Parar e estacionar
Entende-se, então, que a única maneira correta para manusear o celular ao volante é parando e estacionando em lugar adequado e seguro. Se precisar fazer ligações urgentes ou ocupar um aplicativo como um mapa, saia da pista de trânsito e procure um acostamento ou estacionamento que seja seguro tanto para você como para as demais pessoas que trafegam por ali. Só aí você estará fora de perigo e poderá resolver tudo o que for preciso com o seu celular.

Outra opção que não é passível de multa é atender ligações através do viva-voz ou do sistema Bluetooth do seu veículo. Desse modo, o motorista continuará podendo ouvir buzinas, sirenes e outros sons, ao mesmo tempo que mantém uma conversa na ligação telefônica. Porém, desviar a atenção do volante ao escrever mensagens ou usar aplicativos, ainda que no computador de bordo, também pode aumentar o risco de acidentes.

Por isso, seja responsável. Se não for urgente, deixe o celular de lado e se concentre no trânsito. Se for uma emergência, estacione e garanta a segurança de todos os que estão na estrada junto contigo.

Gostou? Compartilhe essa informação pelas suas redes sociais. Seja um exemplo, vamos nos cuidar entre todos. Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário